Braga: Estátua causa polémica


A estátua de D. João Peculiar, antigo arcebispo de Braga, está a causar polémica na freguesia da Cividade, em Braga. Tudo porque a população se queixa de ser motivo de chacota por quem lá passa que associa o báculo a um membro fálico. O presidente da Junta de Freguesia vai solicitar a mudança da imagem ao arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. A Igreja também já manifestou o seu desconforto em relação à escultura.

Na freguesia da Cividade são muitos os garantem estar descontentes com "as piadas" que alguns turistas fazem em relação à estátua, situada no Largo de S. Paulo. O assunto é comentado nos cafés situados nas mediações e são muitos os que manifestam o seu desagrado. "Umas pessoas dizem que são vítimas de chacota e têm vergonha da imagem", afirmou uma habitante, continuando: "E dizem-se incomodadas com a situação."

É precisamente este o motivo que leva o presidente da Junta de Freguesia de Cividade, António Peixoto Santos, a anunciar que vai solicitar, em Setembro, ao arcebispo Primaz de Braga a mudança da estátua para outro local. Em declarações ao DN, o autarca afirmou que a escultura estava destinada a ser colocada junto à Misericórdia e desconhece porque foi colocada no actual sítio. Além disso, aponta que "é muito pequena para o pedestal que ocupa".

Também o vigário-geral da Diocese de Braga, Valdemar Gonçalves, garantiu ao DN que a estátua "incomoda". Aliás, reiterou, "é um incómodo para o senhor arcebispo", realçando que "a obra saiu mal". O DN tentou ouvir a opinião de D. Jorge Ortiga, mas encontra-se de férias.

A Câmara Municipal de Braga recusou-se a comentar o assunto, apesar de ser apontada como dona da escultura.

Fonte DN por Susana Pinheiro

1 comentários:

Anónimo disse...

c'est vrai qu'en y réflichissant bien , ce monument est a , a un detail près quelque chose d'équivoque . LOL
Elisabeth