Vila Verde: Salubridade em causa na escola



O jardim-de-infância de Vila Verde está com sérios problemas estruturais, alguns deles agravados, nos últimos dias. Com 25 anos de idade e instalado um pré-fabricado, "onde de Verão faz muito calor e de Inverno muito frio", o jardim-de-infância tem, neste momento, três salas de aula a funcionar, com cerca de 70 crianças no total. Os graves problemas de "lixos, ratos e saneamento" agravaram-se de tal forma que o edifício fechou para reparações no saneamento no passado dia 16. Segundo alguns encarregados de educação ouvidos pelo JN "a informação do fecho da escola chegou no dia anterior, à noite, através do presidente da junta".

A escola voltou a reabrir as portas na segunda-feira, mas ontem, os problemas de saneamento voltaram a surgir "a porcaria mistura-se com a areia do recreio onde os miúdos brincam e aquilo fica em muito más condições", diz uma mãe, que preferiu o anonimato. "É um autêntico viveiro de doenças e alguns miúdos têm problemas de saúde que podem ser agravados ou criados no recreio".

As traseiras da escola eram "um verdadeiro caixote do lixo", que foi limpo pelas entidades competentes, "na segunda-feira com os miúdos a brincarem lá". Apesar da indignação de muitos pais, poucos dão a cara "eles querem é ter um sítio onde deixar os filhos e, de vez em quando, lá vão reclamando".

Fonte da autarquia confirma o enchimento da conduta de saneamento justificando o problema, "com as chuvas anormais dos últimos dias que exerceram uma forte pressão sobre uma rede que já por ela está situada num sítio crítico". Confirmando que houve realmente toda a reparação do saneamento da escola, a mesma fonte revela, no entanto, "que, pelo facto de aquele ser um local crítico por natureza, está sujeito a transbordar quando acontecem condições anormais de clima".

Recorde-se que é a própria autarquia que reconhece que "as piores escolas do concelho são principalmente as do centro da vila" e que o problema está já identificado na carta educativa "há um projecto aprovado para a construção do centro escolar de Vila Verde, para onde irá o jardim-de-infância, e estamos à espera que as negociações com o Ministério da Educação cheguem a bom porto para que as obras comecem o mais rapidamente possível". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

1 comentários:

Anónimo disse...

Deixo aqui uma sugestão:
Utilizem como recurso as boas condições existentes nas freguesias a Norte como por exemplo, Aboim da Nóbrega ou Portela do Vade...