Vizela: Padre utiliza blogue para comunicar com paroquianos



Quando em Outubro do ano passado o padre José Machado decidiu criar "por brincadeira" um blogue da paróquia estava longe de imaginar o êxito que viria a ter. "Sobretudo depois de ter lá colocado a homilia de Ano Novo as pessoas começaram a abordar-me para comentar o que tinha escrito. E já notei que a procura da folha paroquial que é distribuída na igreja baixou significativamente", confirma José Machado, pároco da freguesia de S. João, em Vizela.

Além de padre e cantor, José Machado é professor e foi na escola que teve o primeiro contacto com a informática, há quase 20 anos. "Quem lida com a Educação tem que estar por dentro destas novas tecnologias e hoje o computador é um instrumento de trabalho fundamental", refere o padre José Machado.

Excelente meio
O professor percebeu-o e o pároco também. "Apercebi-me que muitas famílias, sobretudo as que têm filhos jovens, têm computador em casa. É um meio extraordinário para comunicar e por isso devemos aproveitar esse meio para levar a mensagem ao máximo de pessoas possível".

Na arquidiocese de Braga são já muitas as paróquias que dispõem de sítios na Internet com informação diversa sobre a paróquia. A de S. João acrescenta aos horários das missas e outras informações úteis à comunidade paroquial os escritos do padre.

"Não tenho vergonha de dizer que gastos duas a três horas a preparar a homilia dominical. Falo para crianças e para adultos com níveis culturais muito distintos e tenho que me esforçar para fazer chegar a mensagem a todos. A homilia é algo que os motiva", confessa.

Nem sempre é consensual mas, como refere, "nunca tive medo de ser controverso".

José Machado defende que um padre "não tem que ser assistente social, deve ser formador de consciências, de líderes. E a Igreja tem formado muitos, sobretudo nos grupos de escuteiros, que hoje ocupam lugares de destaque nas autarquias, nas associações e nos seus postos de trabalho", sustenta. Fonte JN por Liliana Costa e Pedro Correia

O Blogue pode ser acedido pelo seguinte endereço http://oprecursordevizela.blogspot.com/

0 comentários: