Barcelos: Junta oferece Net gratuita a quem tiver um "portátil"




"A Câmara coloca água e saneamento, nós colocamos Internet". É gracejando que José Silva, presidente da Junta de Freguesia de Alvito S. Pedro, em Barcelos, justifica o investimento no projecto "Alvito Aldeia Global" que permite aos habitantes da freguesia aceder gratuitamente à Internet.

O projecto já está on-line há cerca de dois anos e tem crescido serenamente. "Temos cerca de 100 utilizadores, nesta altura, a grande maioria deles jovem. É uma opção de investimento que fizemos e que entendemos pertinente e positiva para o futuro de todos", sublinha o autarca, orgulhoso pelo facto de o site da Autarquia ter, neste altura, cerca de cinco mil entradas por mês.

Para ter uma conta que permita ligar à rede "Alvito Aldeia Digital" basta ter um computador equipado com uma placa de rede sem fios. Depois é só aceder à página "alvitospedro.com" - onde é pedida a autenticação - para a qual o utilizador terá de inserir um e-mail e uma a palavra-passe. Caso ainda não possua conta, pode registar-se na hora, com um e-mail válido e uma palavra-passe à sua escolha, recebendo, praticamente de imediato, os dados para iniciar a navegação, que só poderá ser feita na área de abrangência do projecto, ou seja, na freguesia de Alvito S. Pedro.

José Silva entende que a velocidade de navegação "até é rápida", mas admite que "sobretudo ao fim-de-semana torna- -se mais lenta, porque há muito mais utilizadores a usufruir do serviço gratuito".

Restrições

Apesar de o objectivo do projecto ser permitir o acesso à Internet a todos, é certo que há algumas restrições que são impostas, sobretudo no sentido de vedar a entrada a determinados sites aos mais jovens.

"Temos três escalões de utilizadores, dependendo das idades e dos conteúdos que podem aceder, um factor que tem, também, a ver com os downloads, devido à questão dos direitos de autor", rematou o autarca. Fonte JN por Liliana Rodrigues

0 comentários: