Desporto: Lanhas contrata ex-árbitro


A direcção do Lanhas vai contratar um ex-árbitro de futebol para fazer uma análise técnica à actuação dos árbitros que são designados para apitar os jogos da equipa.
O objectivo é enviar depois o relatório ao Conselho de Arbitragem para análise e comparação "se assim o entenderem". A tomada desta medida tem a ver com o resultado de alguns jogos do Campeonato que " poderiam ter um desfecho diferente caso não tivessem uma intervenção propositada do árbitro". A partida em casa frente ao Prado foi a gota de água para a direcção do Lanhas que considera que merece maior respeito por parte das equipas de arbitragens.
Segundo o Lanhas o jogo foi de tal forma surreal que resolveram fazer uma exposição perante a Comunicação Social para dar conta disso mesmo.
1º Parte - Lanhas 1 - Prado 0 (tudo normal);
Intervalo - 5 minutos de conversa entre o árbitro da partida e um director do Prado;
2º Parte - 3 penaltys a favor do Prado (inventados), segundo golo do Prado, a bola sai 15 cms e um golo incrível por marcar a favor do Lanhas.
Resultado final - Lanhas 3 - Prado 4

Segundo Isidro Fernandes do Lanhas este é o relatório de um jogo que "mais parecia uma farsa de alguma peça de teatro, infelizmente com um final triste para o Lanhas que mereceu, poderia e teria ganho este jogo, não fosse a actuação infeliz, de um senhor que queria ser o protagonista do jogo". Palavras duras dirigidas ao árbitro da partida que consideram não ter feito uma arbitragem "limpa". Os dirigentes do Lanhas não compreendem o que se possa ter conversado em cinco minutos que tenha levado a uma postura tão diferente do árbitro ao longo da segunda parte do jogo.
O facto de um "suposto" delegado ao jogo ter vindo e voltado com o árbitro no mesmo carro também não agradou aos homens de Lanhas. " Gostávamos de perceber como é possível que um suposto delegado ao jogo tenha vindo e voltado com os árbitros, no mesmo carro, que garantias e isenção é que esta promiscuidade confere aos clubes, qual será a nota deste trio de arbitragem?", questiona o Lanhas no comunicado enviado à imprensa onde mostra toda a sua indignação.
Este foi o principal motivo que levou a que o clube ponderasse contratar um ex-árbitro para fazer a análise técnica à actuação dos árbitros. Em princípio essa pessoa já vai estar ao serviço no
próximo jogo, neste momento estão em negociações com duas pessoas, ligadas à Associação de
Futebol de Viana do Castelo, para que " a nossa intenção seja totalmente transparente".
Tal como avancei no início o objectivo é enviar o relatório para o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga para que os analisem e comparem com os relatórios apresentados pelos árbitros do jogo.
" Eu não seu se eles vão ver os nossos relatórios ou não, mas acreditoque vai haver alturas em
que os relatórios vão apresentar factos completamente contraditórios", explica Isidro Fernandes.
O Lanhas faz questão de lembrar que é "um clube sério e digno", que paga a tempo e horas e onde não há dívidas a jogadores e treinadores e, principalmente, que recebem com respeito os clubes e árbitros não admitindo por isso estar a ser prejudicados constantemente.
"Podemos perder, podemos até descer de divisão, mas queremos que seja dentro do campo e por jogadores, não por árbitros, não pretendemos ajudas, apenas respeito", pode ler-se ainda no comunicado. Fonte Jornal Praça Local (24-11-2005)

0 comentários: