O Município de Vila Verde está a promover acções de parceria com diversos municípios e organismos portugueses e espanhóis no sentido de realizar a identificação, limpeza, sinalização e valorização dos lanços da calçada romana XIX, que ligava Bracara Augusta a Lucus Augusti, cujo percurso passava por este Concelho. As acções estão a ser desenvolvidas no âmbito de um projecto do Interreg III-A , denominado ‘Vias Atlânticas – Via Romana XIX’.
O projecto em causa foi lançado no ano de 2003 e propõe a criação do itinerário romano transfronteiriço XIX, numa proposta que visa realça os seus valores arqueológicos-patrimoniais, meios-ambientais e ecológicos. O objectivo central do projecto é formar uma oferta turística e cultural de um património de grande valor que é preciso conservar, proteger e promover.
A calçada romana XIX está identificada em diversos documentos históricos da era romana e é amplamente reconhecida em diversos lanços ainda a descoberto, assim como em alguns achados que permitem aferir do seu traçado primitivo. Para quem vinha da ‘Bracara Augusta’ (Braga), no sentido de Lucus Augusti (Lugo), a sua entrada em território administrativo de Vila Verde, tal como o conhecemos actualmente, faz-se na actual área da ponte medieval de Prado. Seguia, depois, por diversas freguesias situadas a nordeste, ainda não claramente identificadas.
O Município de Vila Verde tem vindo a partilhar o projecto com outros organismos dos lados português e espanhol, onde se integram, a par de Vila Verde, as Diputacións Provinciales de Pontevedra (chefe de fila) e de ‘A Curuña’, a INLUDES, o Ayuntamiento de Lugo, a Universidade de Santiago de Compostela, o Consejo Superior de Investigaciones Científicas, a Ayuntanet e os Municípios portugueses de Braga, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença, assim como a Universidade do Minho.
Os organismos envolvidos têm vindo a gerar dinâmicas no projecto tendentes à sua concretização. Nesta fase, decorre o estudo/identificação da via, com base em relatos históricos, documentos e vestígios.
Para além da definição clara do traçado, será feita uma análise aturada do grau de conservação da via, os troços conservados com calçada original, os troços que devem ser sinalizados de modo especial e o tipo de sinalização que será adoptada, assim como um plano de sinalização do percurso.
A fase da sinalização da via será, inclusive, uma das mais importantes do projecto, a par da sua recuperação. Colocar aos olhos da população em geral este importante legado é um objectivo que todos os parceiros perseguem. Depois, avançará a fase de valorização daquele património, assim como a disponibilização de toda a informação via Internet, onde estarão presentes o projecto e o itinerário, bem como informação cultural diversa sobre cada Município.
Um dos objectivos deste projecto é a possibilidade de explorar estes espaços em termos turísticos. Espaços de enorme riqueza patrimonial, ecológica e paisagística. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva
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