Açores: Expõe Lenços dos Namorados


O Museu de São Jorge, situado na Ilha Açoreana com o mesmo nome, apresenta até ao próximo dia 30 de Setembro a primeira exposição de Lenços dos Namorados nos Açores.

Com a organização institucional de a “A Arte da Terra” (um espaço dedicado ás artes e oficios tradicionais portugueses, sediado junto á Se de Lisboa, onde se tem realizado algumas das maiores exposições do tema) a exposição reune algumas dezenas de exemplares de Lenços da Aliança Artesanal de Vila Verde.

Simbolos maiores de historias de amores e desamores, a origem dos “Lenços dos Namorados remonta aos Séculos XVII – XVIII, primeiro chamados de Lenços Senhoris (porque terão surgido no seio dos salões senhoris da época), mais tarde adoptados e adaptados pelas mulheres do povo, que lhe conferiram características marcadamente populares.

Com os conhecimentos de ponto de cruz – adquiridos durante a infância – a moça em idade casadoira, bordava o seu lenço, com as quadras e as simbologias que brotavam da sua imaginação. Neste trabalho estavam presentes valores que eram caros a jovens em idade de casar, tais como a fidelidade, dedicação, amor e/ou amizade...

Eram semanas ou meses de trabalho na elaboração de um lenço, lenço que poderia marcar ou não, o inicio de um namoro, consoante a reacção publica do “namorado” ou “conversado”, isto é conforme ele usasse ou não o lenço...

Com o passar do tempos, algumas alterações de vulto vieram a ocorrer na concepção dos “Lenços dos Namorados”: a introdução de novas cores, de pontos mais fáceis de bordar, e a introdução de testemunhos de acontecimentos marcantes em determinadas épocas

O Minho surge como a região por excelência dos Lenços dos Namorados, sendo no entanto em Vila Verde que surgiu a mais importante recuperação desta arte, através da Aliança Artesanal, entidade com a qual a “A Arte da Terra”, realizou nos ultimos anos, algumas das maiores exposições do tema em Portugal.

Na foto está Antonio Ramos, responsavel pela “A Arte da Terra”, com a Directora do Museu de S. Jorge, Virginia Reis. Fonte Azores Digital

Soutelo: Centro dinamização Empresarial recebe o 1º “Salão Financeiro e do Investidor”


O distrito de Braga viu aprovadas 71 candidaturas à segunda fase do programa de modernização comercial "Modcom", que representam um volume global de investimento de 6,5 milhões de euros e um incentivo estatal de dois milhões.
Com a aprovação destes projectos é esperada uma nova fase no desenvolvimento da actividade comercial, depois da requalificação operada em muitos estabelecimentos no âmbito dos anteriores programas do “Urbcom”. Entretanto, a ACB promove de 13 a 17 de Setembro o primeiro “Salão Financeiro e do Investidor”, iniciativa com a qual vai inaugurar o novo Centro de Dinamização Empresarial de Vila Verde. Fonte Diário do Minho por José Carlos Lima

Braga: Estátua causa polémica


A estátua de D. João Peculiar, antigo arcebispo de Braga, está a causar polémica na freguesia da Cividade, em Braga. Tudo porque a população se queixa de ser motivo de chacota por quem lá passa que associa o báculo a um membro fálico. O presidente da Junta de Freguesia vai solicitar a mudança da imagem ao arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. A Igreja também já manifestou o seu desconforto em relação à escultura.

Na freguesia da Cividade são muitos os garantem estar descontentes com "as piadas" que alguns turistas fazem em relação à estátua, situada no Largo de S. Paulo. O assunto é comentado nos cafés situados nas mediações e são muitos os que manifestam o seu desagrado. "Umas pessoas dizem que são vítimas de chacota e têm vergonha da imagem", afirmou uma habitante, continuando: "E dizem-se incomodadas com a situação."

É precisamente este o motivo que leva o presidente da Junta de Freguesia de Cividade, António Peixoto Santos, a anunciar que vai solicitar, em Setembro, ao arcebispo Primaz de Braga a mudança da estátua para outro local. Em declarações ao DN, o autarca afirmou que a escultura estava destinada a ser colocada junto à Misericórdia e desconhece porque foi colocada no actual sítio. Além disso, aponta que "é muito pequena para o pedestal que ocupa".

Também o vigário-geral da Diocese de Braga, Valdemar Gonçalves, garantiu ao DN que a estátua "incomoda". Aliás, reiterou, "é um incómodo para o senhor arcebispo", realçando que "a obra saiu mal". O DN tentou ouvir a opinião de D. Jorge Ortiga, mas encontra-se de férias.

A Câmara Municipal de Braga recusou-se a comentar o assunto, apesar de ser apontada como dona da escultura.

Fonte DN por Susana Pinheiro

Duas Igrejas: Rádio Voz do Neiva tem novo "sítio" na Internet


A Rádio Voz do Neiva, a rádio de Vila Verde, apresentou à dias o seu novo "sítio" na Internet.

Este aparece agora com um atraente e renovado visual onde podemos ouvir a emissão desta rádio vilaverdense transmitida 24 horas/dia, tal como conhecer as notícias que marcam a região e o país, o tempo, bem como alguns passatempos como o famoso jogo Pac-Man.

O sítio está acessível através desta ligação.

Braga: PJ detém presumível incendiário de incêncio de Cervães



A Polícia Judiciária de Braga anunciou hoje a detenção de um homem, de 26 anos, suspeito da prática de um crime de incêndio florestal, noticia a Lusa.

Segundo a PJ, o fogo ocorrido a 09 de Agosto, em Cervães no concelho de Vila Verde «colocou em risco uma extensa área de pinhal e mato e só não atingiu maiores proporções devido à pronta intervenção dos bombeiros».

O detido foi já presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação a obrigação de apresentações periódicas no posto policial da sua residência. Fonte Portugal Diário

Braga: "Cidade poderá ter mais 2 parques de diversões"


Afinal, Braga poderá ter dois parques de diversões. A novidade foi revelada, ontem, pelo presidente da Câmara Municipal, Mesquita Machado, à margem do encerramento das "Férias de Verão". De acordo com aquele autarca, "com a concretização efectiva do projecto [ainda no papel] , os técnicos adiantaram a hipótese de avançar, não só com uma estrutura, mas com dois parques de diversões complementares, uma vez que, com a pista de artificial de gelo prevista na intenção inicial, torna-se complicado ter os carrocéis e as outras diversões".

No entanto, a avançar esta solução, cria-se um outro problema a proximidade. É que Mesquita Machado é da opinião que as duas estruturas não podem ficar muito longe uma da outra, e o terreno inicialmente previsto - cuja localização precisa é ainda desconhecida do público - pode não servir", mas "ainda está tudo em fase de estudo e todas as soluções estão em cima da mesa". O autarca revelou, ainda ao JN, que se calhar "é mais conveniente, em termos financeiros e de custos, existir uma separação entre a pista de gelo e as restantes diversões".

Recorde-se que este projecto surgiu depois de a Câmara de Braga não ter renovado o contrato de concessão com o parque de diversões "Bracalândia", que sairá da cidade no final do ano. No seu lugar ficará o Instituto Ibérico de Nanotecnologia.

Quanto ao(s) novo(s) parque(s), tudo pode voltar à estaca zero em termos de localização, caso avance a nova proposta. Anteriormente, Mesquita Machado tinha dito que "a nova estrutura ficaria a cerca de três quilómetros, em linha recta, da actual", o que a colocava em S. Mamede de Este ou no Parque Norte. Uma das certezas é que o novo local terá de ter inclinações "naturais" que "tornem a pista artificial atractiva" e "um grande espaço plano para a instalação das diversões". Fonte Mais Actual

Ponte de Lima: Empresária vai a França de moto para promover Feiras Novas



Uma jovem empresária de Ponte de Lima parte de moto no próximo sábado para a França, com o objectivo de convidar o presidente da câmara de Vandoeuvre-les-Nancy nos arredores de Paris, para participar nas Feiras Novas.
As tradicionais festas do concelho liminano que começam no próximo dia 15.

A cidade francesa de Vandoeuvre onde vivem e trabalham muitos limianos, está geminada com Ponte de Lima.

Amélia Rodrigues explicou desta forma para a cadeia de informação norte a história desta aventura que vai fazer, e que começa no próximo fim de semana.

São quatro mil quilómetros de viagem entre França e Portugal que Amélia Rodrigues vai percorrer sozinha de moto nos primeiros dias do próximo mês.

Viagem que começa no próximo sábado ao princípio da tarde em Ponte de Lima.

O Largo Camões em Ponte de Lima, é o local escolhido por Amélia Rodrigues para dar início a esta viagem inédita que tem regresso marcado à terra natal, no próximo dia 9. Fonte Antena Minho

Braga: Violador da net em liberdade


Um homem com 27 anos foi detido por, alegadamente, ter violado com violência duas jovens que conheceu na Internet. Os crimes sexuais ocorreram em Braga e em Fafe, nos meses de Julho e Agosto. Depois de ser presente a Tribunal, o juiz determinou que o suspeito ia aguardar o desenrolar do processo em liberdade.

O contacto entre as vítimas, com 24 e 25 anos, e o suspeito foi efectuado através da Internet. «O suspeito chegava às jovens através de endereços que as mesmas deixavam em sites. Depois, marcava encontros na via pública», explicou ao PortugalDiário fonte da Judiciária.

Ao ganhar a confiança das raparigas, o suspeito, sem profissão e residente na Póvoa de Lanhoso, aliciava-as para uma volta de carro, acabando por as transportar para locais ermos daquelas cidades. Uma vez no local, o homem violava as jovens «com violência».

Uma das jovens apresentou queixa directamente na Polícia Judiciária e outra na PSP. A PJ suspeita que existam mais vítimas. «É possível que haja mais jovens violentadas que não denunciaram o crime, já que encontrámos em suporte de papel e digital mais endereços electrónicos de indivíduos do sexo feminino», adiantou a mesma fonte.

As duas jovens foram sujeitas a exames no Instituto de Medicina Legal e o veículo, onde ocorrem os crimes, foi apreendido e sujeito a perícias técnicas. «As vítimas forneceram alguns elementos para identificar o suspeito, no entanto, não foram suficientes. Foi necessário algum trabalho de campo para o localizar. A prova recolhida permitiu a emissão de mandatos de busca e detenção», explicou o responsável.

Após a detenção, o homem foi presente Tribunal e foram-lhe aplicadas as medidas de coacção de proibição de se ausentar da área de residência e de obrigação de apresentações duas vezes por semana num posto policial. Fonte Portugal Diário

Braga: Escola Secundaria Alberto Sampaio com nota máxima



A Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga teve nota máxima numa avaliação externa da Inspecção geral de educação,noticía hoje o jornal Correio do Minho.

A escola Alberto Sampaio foi a unica de Braga a submeter-se á avaliação obteve Muito Bom em todos os dominios de avaliação desde os resultados dos alunos passando pela organização , gestão escolar e liderança até á prestação do serviço educativo

Segundo o Correio do Minho a Escola Secundaria Alberto Sampaio foi a unica no norte do país a obter bons resultados na avaliação e uma das duas a nivel nacional.

Com estes resultados a escola secundaria bracarense pode celebrar um contrato de autonomia que permite desenvolver os recursos e as ofertas educativas do estabelecimento de ensino. Fonte Antena Minho

Terras de Bouro: Prepara candidatura à Unesco



A Unesco sugeriu que o projecto que Terras de Bouro está a preparar de candidatura das Vias Romanas a Património Mundial da Humanidade deve ser alargado a outros concelhos, portugueses e espanhois, por onde passam também as Vias Atlânticas.

O projecto de candidatura está a entrar na recta final disse á Antena Minho António Afonso, presidente da Câmara de Terras de Bouro. Fonte Antena Minho

Vila de Prado: GNR "entre amigos"


Desta vez foi “entre amigos” e serviu, sobretudo, para perceber quais são os limites de cada um quando se trata de consumir bebidas alcoólicas.

Numa acção de sensibilização sobre os efeitos do álcool, uma equipa da GNR efectuou 430 testes de alcoolemia durante a madrugada de ontem, na zona da praia fluvial de Prado, no concelho de Vila Verde. Não houve contra-ordenações, nem detidos, apesar dos muitos excessos detectados. Num dos casos, o teste acusou 3,90 gramas por litro.

Foi uma iniciativa que decidimos desenvolver no âmbito do conceito moderno de policiamento de proximidade, onde se privilegia a prevenção e a recomendação de boas práticas”, explicou ao CM o comandante da GNR de Prado, Jorge Gonçalves, sublinhando o entusiasmo das pessoas – de diferentes idades – à acção, denominada ‘Se conduzir não beba... se beber, entregue as chaves’.

Ao longo de oito horas, numa operação que arrancou às 21h00 de sábado e se estendeu até às 05h00 de ontem, oito agentes da GNR verificaram o estado de alcoolemia de condutores e passageiros, controlados à saída de uma zona com oito bares à beira-rio. No final, foram “muitas dezenas” de pessoas que, à frente dos guardas, entregaram as chaves do carro a um colega.

A GNR e as outras polícias não se resumem a passar multas ou contra-ordenações, também educam e existem para ajudar”, salientou o comandante Jorge Gonçalves, anotando que foi gratificante verificar que “as pessoas saíram amigas dos guardas”.

Na operação, houve quem tenha aproveitado a oportunidade para verificar os seus próprios limites. Num dos casos, uma cerveja apenas foi responsável por uma taxa de 0,30 gr/l, o que mereceu o ‘protesto’ do visado, António Pinto, por não poder beber sequer duas cervejas. Os agentes da GNR lá explicaram que as bebidas não têm o mesmo efeito sobre indivíduos diferentes, face sobretudo a variações de peso e funcionamento do organismo.

Desiludido ficou também um outro jovem vilaverdense, que confessou pretender verificar a veracidade de uma alegada teoria segundo a qual as caipirinhas iludiam os testes de alcoolemia, por que o limão cortaria o efeito do álcool. Acabou por acusar 2,55 gr/l, por força de cinco caipirinhas que confessou ter bebido. Sorte que o teste era só para sensibilizar. Fonte Correio da Manhã por Mário Fernandes

Sabariz: Concurso Fotográfico (Reportagem MinhoActual.TV)

Vila Verde: António Mota é o novo Presidente do Vilaverdense FC


António Mota vai assumir definitivamente a presidência da Comissão Administrativa do Vilaverdense FC. A assembleia-geral eleitoral extraordinária está marcada para esta quinta-feira (dia 26 de Julho), com início às 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Verde.
António Mota passará a ser o rosto visível do clube, numa altura em que vive uma fase de transformações. A mudança de ciclo surge na época da descida aos distritais de futebol, a culminar o processo de ‘penoso calvário’ para a formação vilaverdense, que estava envolvida num corrupio de dívidas, penhoras, venda de património, gestões duvidosas e ameaças de liquidação quase todos os dias.
O clube tenta, assim, reerguer-se das cinzas. Ao que apurámos, as dívidas às Finanças e à Segurança Social estão liquidadas, bem como grande parte da fase inicial dos compromissos assumidos com a maioria dos credores do clube.
Recorde-se que a estratégia dos actuais dirigentes passou por renegociar as dívidas com os credores. “Alguns chegaram mesmo a perdoar parte e outros até perdoaram tudo”, refere fonte dos actuais órgãos dirigentes. Essa mesma fonte assinala que “o mais importante é voltar a ter um Vilaverdense FC credível e com uma imagem forte para voltar a estar em força no futebol nacional. Vamos fazer este caminho com calma, sem pressas e a pensar que o Vilaverdense FC voltará a ser grande”.

Novos órgãos

A eleição da nova Comissão Administrativa acontece esta quinta-feira, altura bem que António Mota passará a liderar. Ao seu lado continuará a ter Vítor Silva e António Cerdeira (ambos vice-presidentes), bem como Anselmo Dias e outros indefectíveis. A mesa da Assembleia-Geral passará a ser presidida por João Gomes, contando ao seu lado com Aníbal Barros.

Plantel com 14 caras novas

O plantel do Vilaverdense FC 2006-2007 contará com 14 caras novas, com destaque para cinco provenientes do vizinho Pico de Regalados. A turma vilaverdense, que disputará a Divisão de Elite da AFB, arrancará os trabalhos de pré-época a 18 de Agosto com 20 jogadores integrados.
O clube garantiu os concursos dos guarda-redes Nabiça (ex-Ponte da Barca) e Edgar (ex-FCAmares); dos defesas Canigia, Mingos e Carlos (todos ex-Pico); dos médios Xiço (ex-júnior), Giani (ex-Martim), Zé Luís e Pintas (ambos ex-Pico), Pavão (regresso), Russo (ex-FC Amares) e Miguel (ex-Ponte da Barca); e dos avançados Alfredo (ex-Merelinense) e Barroso (ex-Alegrienses). A estes juntam-se seis manutenções: os defesas Riky, Gel e Kapa e os médios Martinho, Bruno e Duarte.
A equipa técnico liderada por José Lobo integra ainda o preparador físico Jorge e o massagista José Santos. Vítor Silva e Anselmo Dias serão os responsáveis pelo departamento de futebol sénior.
Uma equipa que – salvo uma oportunidade para não desperdiçar – está fechada. “Só se aparecer um jogador que seja, de facto, uma oportunidade que não podemos perder”, esclarece o director desportivo, Vítor Silva. Em relação ao orçamento para a constituição da equipa de 2006-2007, o dirigente esclarece que “é mais barato, tanto mais que tem menos jogadores”.

Manutenção

Os objectivos do clube para 2006-2007 passam por duas ordens de ideias: “queremos estabilizar o clube e restituir-lhe a sua credibilidade, o que implica que teremos objectivos desportivos mais comedidos. Vamos jogar apenas para a manutenção”, esclarece Vítor Silva. No seu dizer, “o ponto principal é estabilizar o clube. Por isso, talvez seja melhor apostar apenas na manutenção. Queremos mudar a imagem do clube e isso passa por estabilizar financeiramente”.
Na sua óptica, o plantel é “acessível. Queremos cumprir os compromissos assumidos com o plantel todos os meses”. Fonte Jornal Terras do Homem por Carlos Silva

Vila de Prado: GNR sensibiliza condutores


Um posto móvel da GNR vai estar instalado no fim-de-semana na zona de bares e discotecas de Prado, Concelho de Vila Verde, Braga, numa acção de sensibilização para a não condução sob efeito de álcool.

«Se conduzires, não bebas. Se beberes, entrega as chaves», assim se designa a iniciativa, que convida as pessoas a fazerem, à saída dos bares e discotecas, o teste de alcoolemia e a entregarem as chaves do carro a um amigo que não tenha bebido, caso a taxa de álcool no sangue acusada for superior à permitida por lei.

«É uma acção de prevenção rodoviária, de sensibilização para o não consumo de álcool, que serve para mostrar também que a polícia é amiga e não está só para passar multas», referiu à Agência Lusa o comandante do Posto da GNR de Prado, Pedro Gonçalves.

A acção, promovida pelo Destacamento da GNR de Braga, conta com a colaboração dos proprietários dos estabelecimentos de diversão nocturna. Fonte Diário Digital

Minho: Bienal de Cerveira já tem vencedor, o israelita Zadoc Ben-David



O grande prémio da XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira foi atribuído ao artista israelita Zadoc Ben-David com instalação «Black Fields», que se encontra exposta no Museu Municipal de Caminha, anunciou hoje fonte da autarquia.

Reunido quarta-feira e hoje no Fórum Cultural de Cerveira, o júri decidiu ainda atribuir o Prémio Revelação ao artista suíço Pascal Nordmann com «L`Esprit des Lieux à Vila Nova de Cerveira» e o prémio IPJ a Saray Garcia Rua e Ana Eiriz, autores do vídeo «ÓXYMORON», cuja duração é de 04.20 minutos.

O grande prémio atinge o valor de 10 mil euros e o Prémio Revelação 2.500 euros.

O júri foi constituído por José Manuel Carpinteira (presidente da CMVNC), Alberto González-Alegre e Joaquin Lens Tuero (críticos de arte), Jaime Isidoro (pintor) e Henrique Silva (director da bienal.

O prémio «Águas do Minho e Lima», no valor de 5 mil euros, foi ganho por Pedro Serrenho com a obra «A Natureza Cíclica da História-Inevitável Declínio e Queda», um trabalho em técnica mista com 107x180 cm de dimensão.

Paulo Neves arrecadou, com a escultura «RODA» com 200x50 cm de diâmetro, o prémio «DST - Domingos da Silva Teixeira, S.A», também com o valor de 5 mil euros.

Em relação ao prémio «Caixa de Crédito Agrícola Alto Minho», avaliado em 5 mil euros, o júri distingiu quatro artistas: Augusto Canedo («As Minhas Fatuchas», técnica mista s/papel, 93x76 cm); Liang Chen («Entre ciel et terre 1» e «Entre ciel et terre 2», ambos trabalhos em água forte, 57x76 cm); Sejma Prodanovic («Mer», colagem, 43x62 cm e «Noon», colagem, 43x62 cm); e Yun-Jung («Black Rainbow I» e «Black Rainbow II» ambos em ponta seca, água tinta, 51x121 cm).

Sobre a obra vencedora do Grande Prémio Bienal de Cerveira, o júri destaca a «inclusão do tempo do espectador como parte transformadora da obra, dentro de um clima de jogos combinatórios cor/não cor, primavera/inverno, perspectiva horizontal/vista aérea.....tudo um universo de pormenores trabalhado com precisão quase impossível», referiu a fonte.

Além da homenagem institucional a Maria Marcelina, uma das obreiras das primeiras bienais de arte, o júri «congratulou-se com os 29 anos de existência da bienal, com o esforço de diversidade das exposições espalhadas pelos oito concelhos do vale do Minho português e baixo Minho galego e com o elevado número de participações estrangeiras».

Mais de 300 artistas nacionais e internacionais e um total de 543 obras expostas integram o programa da XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, que será inaugurada sábado pelo ministro de Estado, Luís Amado.

Nesta bienal, em que serão prestadas várias homenagens, nomeadamente ao mestre Júlio Resende, estarão a concurso um total de 157 obras, de 109 artistas de 32 países. Fonte Diário Digital

Lage: Emanuel anima Festividades da Santa Helena


É já no próximo sábado, dia 18 de Agosto, pelas 23H00, que Emanuel, famoso Cantor Português e conhecido pelo inventor da "Música Pimba" anima as Grandiosas Festividades da Santa Helena em Lage, Vila Verde.
Aqui fica o vídeo de uma das suas músicas mais famosas de Emanuel, "Brinca Comigo Maria"



Duas Igrejas: Coro anima o Verão


A Orquestra de Cordas, o Coro da Casa do Povo e a Ópera Infantil Cinderela exibiram o melhor do toque e do canto na Ribeira do Neiva. Este foi o digestivo para duas noites de grande envolvimento da população daquela zona do Concelho, que acorreu ao renovado auditório da Casa do Povo para assistir a dois concertos de Verão.
As noites do dia 18 e 20 de Julho passam a marcar a história da instituição. Serviram para inaugurar as renovadas instalações do auditório e para mostrar publicamente o excelente trabalho que a instituição tem desenvolvido na área musical.
As obras de restauro do auditório decorreram no último ano e visaram recuperar um espaço que apresentava evidentes sinais de degradação. Os tectos e paredes foram restaurados, bem como outras áreas anexas, de forma a dar maior dignidade a uma área onde se leccionam actividades musicais, teatrais, de expressões e outras manifestações artísticas.
Ao todo, a direcção da Casa do Povo estima que tenha investido cerca de 20 mil euros. Daí estar agora a desenvolver esforços para garantir alguns apoios financeiros que ajudem a colmatar os “enormes encargos financeiros” ali empregues.
Na presença de responsáveis da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, os responsáveis aproveitaram os concertos para sensibilizar para a necessidade de apoios efectivos e mais expressivos. Ficou a garantia de analisar o assunto. Fonte Jornal Terras do Homem

Vila Verde: Esta semana Festival da Cerveja e do Marisco




O marisco, associado à cerveja – é a proposta para o Festival da Cerveja e do Marisco de Vila Verde, evento que vai ter lugar de 16 a 19 de Agosto, na Praça de Santo António, em Vila Verde. A organização é da cerveja Sagres, em parceria com o Município de Vila Verde, com o apoio do jornal ‘Terras do Homem’ e da Rádio Voz do Neiva.
O programa da iniciativa está praticamente concluído. O destaque vai para as actuações de algumas bandas conhecidas da região, a par de nomes do panorama musical nacional. Estes vão animar o palco da Praça de Santo António em cada uma das noites.
No dia 16 de Agosto, actua a banda ‘Neurónios Abariados’ (21h30). No dia seguinte, será a vez da Banda Flor (21h00) e Impaktus (22h00). Para a noite de 17 de Agosto, menção para a actuação do brasileiro Marcus (21h00) e da Azeituna (22h00). Na noite do dia 19 de Agosto, actuam os ‘Pizadura’ (21h30).
Refira-se que a organização convidou quatro bares para servirem a cerveja e o marisco. Petiscos que vão fazer as delícias de muitos vilaverdenses e forasteiros. Fonte Terras do Homem

Portugal: PJ procura Solitário Português


Age sem qualquer disfarce e não evita as câmaras de videovigilância das dependências bancárias que escolhe para assaltar. Ainda assim, e apesar de praticar assaltos há três anos e de ter mais de 20 no currículo, a sua identidade permanece um mistério. Tanto que é conhecido pelo Solitário português, numa alusão ao famoso assaltante de bancos espanhol, recentemente capturado em Portugal.

Depois de várias investigações sem sucesso, a PJ pede agora ajuda na identificação do suspeito. Se conhecer o homem que aparece nas fotografias ou tiver qualquer informação útil que permita a identificação do suspeito contacte a Polícia Judiciária através dos telefones 217243300, 217243386 ou 962049959.

Segundo a PJ, o suspeito é português, tem entre 48 e 58 anos, estatura média - 1,68 e 1,73 cm, é magro, com uma ligeira barriga, e tem cabelos grisalhos alourados, sendo quase careca na parte superior da cabeça.

O Solitário português age sempre sozinho, escolhe agências bancárias de pequena dimensão, sempre na Área Metropolitana de Lisboa, onde rouba quantias de valores pouco elevados.

Embora use uma arma de fogo, nunca disparou durante os assaltos. Os assaltos também não têm uma frequência regular. Fonte Portugal Diário

Guimarães: Seis homens a monte depois de fugirem da prisão


Seis homens fugiram do Estabelecimento Prisional de Guimarães, depois de manietarem três guardas, e encontram-se a monte, disse à Lusa fonte policial.

Os reclusos terão aproveitado a hora da medicação, cerca das 19:30 de sábado, para controlar o guarda que os vigiava, tendo pouco depois detido um segundo polícia, que se aproximou do grupo. Segundo a fonte, o terceiro guarda, que se encontrava na portaria, foi agredido, tendo os fugitivos levado a sua arma.
Fonte da Direcção Geral dos Serviços Prisionais adiantou à Lusa que os evadidos, com idades entre os 22 e os 46 anos, encontravam-se na sua maioria em prisão preventiva, encontrando-se apenas um condenado. Os reclusos são acusados de crimes de pequeno curto, roubo e contrafacção, não havendo nenhum suspeito de crime de homicídio. A fonte da DGSP adiantou que já foram alertadas a PSP, GNR e PJ, que iniciaram já buscas na tentativa de localizar e capturar os evadidos. Fonte MaisActual

Braga: Recebe final do Lusavox



Os 10 finalistas do concurso on-line Lusavox, dirigido a portugueses residentes no estrangeiro, participam hoje á noite no Theatro Circo, em Braga, no festival de música, recebendo o vencedor como prémio a gravação de um CD.

Das 200 músicas originais seleccionadas para concorrerem ao Lusavox, o júri constituído por músicos e intérpretes portugueses escolheu dez para serem apresentadas este domingo, de onde sairá o vencedor.

Das 10 canções finalistas, oito são cantadas integralmente em português, apesar do regulamento admitir que estas contenham apenas algumas frases em língua portuguesa. Fonte Antena Minho

Barcelos: "Faz-se pouco pelo rio Cávado"



"A Câmara de Barcelos tem feito muito pouco, ao longo dos tempos, para devolver o rio Cávado aos barcelenses" . A crítica foi feita por Luís Santos, do Bloco de Esquerda de Barcelos, que admite que esperava mais por parte do município no que toca às acções a tomar relativamente ao curso de água que atravessa o Concelho praticamente ao meio. Apesar de reconhecer que a novidade avançada pelo presidente da Câmara de que as obras de construção do parque fluvial de Barcelos avançam já no próximo mês "é uma boa notícia", o bloquista reage dizendo que a autarquia pouco ou nada tem feito quanto ao que o partido entende como primordial.

Entendendo importante a concretização do projecto agora aprovado pelo Ministério do Ambiente - que deverá estar executado num prazo de um ano - Luís Santos não deixa de apontar aquilo que considera ser um contra-senso "a ser levado de facto à prática e porque inclui uma ponte pedonal, será importante para a população já que ligará as duas margens do rio. No entanto, há uma questão subjacente e que se prende com a qualidade da água. Vamos ter uma zona ribeirinha bonita de que as pessoas podem usufruir, mas não podem tomar banho. Não faz sentido".

O bloquista entende que as obras de mais de um milhão e meio de euros que vão começar no terreno são apenas um primeiro passo. "Devolver o rio aos barcelenses, como propusemos no anterior mandato, através de uma moção aprovada por unanimidade, implicaria trabalho exaustivo por parte da Câmara em termos de fiscalização das entidades poluidoras, de forma a que as pessoas pudessem, de facto, usufruir da água do rio. Até hoje só temos conhecimento de um protocolo com os bombeiros para limpar as algas que invadiram o Cávado. Seria preciso uma fiscalização séria porque há empresas que continuam a atirar efluentes para o rio e a câmara assiste a tudo serenamente". Fonte JN por Liliana Rodrigues

Ponte de Lima: Recebe Festival Pimba


A Praça das Virtudes em Ponte de Lima recebe de 10 a 12 de Agosto um dos maiores festivais de musica popular Portuguesa, o "Festival Credial".

O Festival Credial é o primeiro festival de música popular a realizar-se em Portugal e conta com a presença de Tony Carreira, Mickael Carreira, Mónica Sintra, Romana, entre muitos outros cantores de música popular.

O preço dos bilhetes varia entre os dez euros, para um dia e os vinte euros, para três dias. Fonte Antena Minho


Programa completo no sítio do Festival Credial, acessível através desta ligação.

Vila Verde: Protecção informa sobre as "Medidas para Protecção da Floresta"





A Protecção Civil de Vila Verde, em articulação com o Pelouro do Ambiente do Município de Vila Verde, está a proceder à distribuição pela população de um folheto informativo sobre as Medidas para a Protecção da Floresta.


Entre as recomendações, conta-se a criação de uma faixa pavimentada em redor da habitação, na ordem de 1 a 2 metros.
A conservação do terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação é outro dos passos a adoptar.

Numa segunda parte, o prospecto informativo alerta que «não é permitido, durante o período crítico ou desde que o risco de incêndio seja elevado ou muito elevado, realizar queimadas de sobrantes, bem como fogueiras.
O lançamento de foguetes e outras formas de fogo também são actos proibidos durante os períodos críticos.

O documento está a ser distribuído por todas as habitações do Concelho, nos espaços públicos e em diversos eventos que decorrem um pouco por todo o território concelhio nesta altura do ano. Fonte Antena Minho

Vila de Prado: Centro de Convívio em direcção a Santiago de Compostela (MinhoActual.TV)

Minho: Braga e Viana do Castelo com mais turistas



Numa época do ano turística por natureza, as taxas de ocupação nas principais unidades hoteleiras dos Vales do Minho, Lima e Cávado, para os meses de Julho e Agosto, aumentou cerca de dois por cento, em relação ao ano passado.

No entanto, em entrevista à Rádio Valença, Cadeia de Informação Norte, Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho, diz que houve uma diminuição de turistas estrangeiros e que não se contenta com os números obtidos este ano.



Por seu lado, Henrique Moura, presidente da Região de Turismo Verdes Minho, diz que em Braga o turismo até tem aumentado e que, para o verificar, basta andar na rua.

Apesar de Braga estar a entrar na rota turística de muitos portugueses e não só, no Alto Minho, os números obtidos este ano não satisfazem o presidente da RTAM. Fonte Antena Minho

Duas Igrejas: Junta de Freguesia lança concurso



A Junta de Freguesia de Duas Igrejas, concelho de Vila Verde, vai mandar publicar, no Diário da República, o concurso público para a realização da empreitada de construção do novo edifício da Extensão de Saúde da Ribeira do Neiva. Fonte Diário do Minho

Nova Música da Semana já Disponível!


Nova Música da Semana já Disponível!
Esta semana podemos escutar uma das músicas do Verão 2007, "Que heciste"
da cantora americana Jennifer Lopez, filha de porto-riquenhos
Música dedicada a Todos os Portugueses espalhados por Puerto Rico.

Vila de Prado: Junta obrigada a demolir muro do cemitério



Por decisão do Tribunal Judicial de Vila Verde, a Junta de Freguesia de Prado foi obrigada a demolir um muro construído no âmbito do projecto de alargamento do cemitério local.
Embora recusando pronunciar-se sobre a vedação do caminho público, o Tribunal, após a interposição de um providência cautelar, ordenou a demolição do muro construído em propriedade privada. Apesar da discordância relativamente à decisão judicial, a autarquia já executou a ordem.

De acordo com a decisão judicial, “a Junta mandou executar obras de terraplanagem e vedação de uma faixa de terreno junto ao cemitério que se prolongaram a um caminho público e ao terreno de um privado e destruíram e fizeram desaparecer um muro construído no local”. As obras ainda “destruíram o leito da estrada camarária, em calçada portuguesa, e vedaram o seu acesso com parede”.

O Tribunal frisou que “a Câmara de Vila Verde negou ter sido a executora de quaisquer obras, mas não informou quem é o executor e qual o projecto que as suporta”. Essa situação ter-se-á ficado a dever ao facto de a obra de ampliação do cemitério de Prado – com problemas graves de sobrelotação – não ter projecto nem parecer da delegação de saúde.

O vereador da Câmara de Vila Verde Zamith Rosas explicou que “as juntas estão por lei isentas de licenciamento de obras e só excepcionalmente são obrigadas a apresentar projectos”.

Lamentando o processo judicial, o autarca frisou que “nunca esteve em causa a propriedade do terreno” e esclareceu que “o muro construído, e entretanto destruído, substituiu um anterior que estava em escombros e desalinhado”. O problema é que o novo alinhamento não gerou consensos.

OCUPAÇÃO EM CAMINHO DO TRIBUNAL

Após a decisão judicial de demolição do novo muro, a obra de alargamento do cemitério de Prado foi suspensa. À espera de poder encontrar a melhor solução para resolver o problema de sobrelotação, a Junta de Freguesia não vai avançar com a intervenção enquanto todo o processo não estiver sanado de contestação judicial. Actualmente, está em causa a eliminação do caminho público. A família que reside nas traseiras do cemitério recorreu para o Tribunal Administrativo. O vereador municipal Zamith Rosas lamenta a contestação de “contornos desnecessários”. O autarca diz que “a propriedade não está isolada e querem agora arranjar à força uma comunicação para o seu interior quando ela se confronta com a estrada nacional”. Revela ainda que “a última ampliação, ocorrida há 25 anos, ocupou parte desse caminho e durante este tempo todo ninguém disse nada. Agora que ninguém sabe onde é, ou de quem é, levanta-se esta questão forçada”.

A ESPERA

Após a demolição do muro construído em terreno privado, a vedação do cemitério de Prado passou a ser feita por uma rede plástica, à espera da conclusão do imbróglio judicial. Fonte Correio da Manhã por Mário Fernandes

Vila Verde: Mudança na direcção da EPATV



João Luís Nogueira é o novo presidente da direcção da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
Desde o passado dia 15 de Julho, que este responsável assume em pleno o cargo, substituindo Conceição Gama naquelas funções. O Conselho de Administração da EPATV – constituído pelos vereadores da educação de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde – promove uma remodelação total da direcção do organismo.
Também o director pedagógico, Paulo Rodrigues, cessou igualmente funções e é substituído por Sandra Araújo, a até agora directora do pólo de Amares.
Este pólo contará com nova direcção, estando o processo ainda por concluir. As mudanças em termos de estrutura directiva e de gestão não deverão ficar por aqui, sendo previsíveis alterações – a médio prazo – noutros sectores da escola.
Fonte do Conselho de Administração da EPATV referiu “ter-se tratado de uma decisão “pacífica”, despoletada pela “vontade expressa” dos antigos directores em cessar funções. “O momento” – segundo a mesma fonte – “foi o mais oportuno, pois permite fechar um ciclo e iniciar outro numa perspectiva diferente e mais ajustada à nova realidade do ensino profissional”.
A aposta na fixação de docentes aos quadros da escola, a abertura da Escola Profissional Amar Terra Verde ao exterior e o estreitamento de relação com o mercado de trabalho e o tecido empresarial, ajustando os cursos às necessidades, serão orientações mestras. João Luís Nogueira tem como missão lançar um novo ciclo.
Proveniente da direcção da Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA), tem como principais atributos a “capacidade de organização e mobilização” e “espírito de equipa”. A EPATV está sedeada em Vila Verde, conta com dois pólos, um em Amares e outro em Terras de Bouro. Este último disperso entre Moimenta e Gerês. Fonte Jornal Regional

O Regresso


Depois de uma semana de Férias, o Blog "Respire Fundo! Está em www.Vila-Verde.net" está de regresso para mais um ano repleto de novidades.


Saudações Vilaverdenses