Minho: Arruada de concertinas dá hoje início às maiores festas do concelho de Ponte de Lima, 'Feiras Novas' que se prolongam até ao dia 15 (vídeo)


As maiores festas do concelho limiano, as Feiras Novas entoam os primeiros acordes tradicionais na noite de hoje, a partir das 21.30 com a arruada de concertinas na Alameda de S. João até ao Largo de Camões. 


A abertura solene das Feiras Novas está marcada para as 22 horas, no Largo de Camões, com um espectáculo de videomapping, ‘Ponte de Lima - Luz, Som e Imagem’, projecção tridimensional
no Largo de Camões, seguido da abertura oficial da iluminação e o tradicional desfile
de concertinas.

Amanha dia 11, a noite é dedicada aos concertos filarmónicos, com a actuação da Banda de Música de Estorãos e a Banda de Música de Belinho, do concelho de Esposende .
O fado de Coimbra ‘invade’ o Jardim do Paço do Marquês, na noite de sexta-feira. 

Na escadaria da Capela das Pereiras decorrem os concertos de tunas, enquanto no Largo de Camões, a partir das 22 horas continuam os concertos filarmónicos, com a Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e a Banda de Música de Rio Mau.

Na Expolima, Zé Cachadinha e seus amigos fazem a festa com os Cantares ao Desafio.

A manhã de sábado regista mais um dos grandes momentos das Feiras Novas, o tradicional concurso pecuário no picadeiro grande na Expolima, às 8.30 horas, terminando com o desfile dos participantes na Alameda de S. João, pelas 12 horas.

Os usos e costumes do povo limiano têm o seu representante máximo no cortejo etnográfico, que percorre as principais ruas e avenidas da vila, a partir das 16 horas. 

Na noite de sábado vive-se o som das concertinas e folclore.



Vídeo com momentos altos das Feiras Novas 2013:

0 comentários: