Europa: Corrida radical em Perton na Inglaterra (c/vídeo - via SIC)



De Inglaterra chegam imagens de uma corrida radical. Centenas de pessoas juntam-se todos os anos na pequena aldeia de Perton para correr quilómetros e ultrapassar os mais difíceis obstáculos desde lagos gelados a barreiras de fogo. O vencedor deste ano é um alemão de 28 anos que terminou a prova mesmo lesionado.

Portugal: Temperaturas vão baixar pelo menos 4 graus (c/vídeo - via SIC)



A vaga de frio que está a afectar a Europa de Leste vai chegar a Portugal. As temperaturas vão baixar pelo menos 4 graus.


<

Braga: Escola de Psicologia desenvolve projecto de investigação da violência doméstica em Portugal (c/vídeo - via SIC)



No ano passado houve 14 mil crimes de violência doméstica em Portugal. A Escola de Psicologia de Braga está a tentar atenuar o problema acompanhando alguns agressores em ambiente doméstico. Ainda não há conclusões definitivas, mas os primeiros resultados indicam que dos homens que estão a ser acompanhados nenhum reincidiu.

Vila Verde: EPATV recolhe electrodomésticos em ‘fim de vida’ (via O Vilaverdense)



A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) volta a participar no ‘Projecto Electrão’, uma iniciativa que visa promover «uma correta separação, reencaminhamento e reciclagem dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e dos resíduos de pilhas e acumuladores portáteis». 

Neste âmbito, a EPATV aceita o depósito de aparelhos domésticos em ‘fim de vida’, como rádios, computadores, máquinas eléctricas, aquecedores e outros resíduos. Os interessados podem ainda requisitar a recolha dos referidos equipamentos através do número 253 322 016. 

Esta campanha tem início a 2 de Fevereiro e termina do dia 28 do mesmo mês.


Vila Verde: Apresentação dos Postais ‘De Vila Verde, com Amor’ (via C.M.V.V.)




O Município de Vila Verde e o site VILA VERDE viva! (www.vilaverdeviva.com) promovem a iniciativa que marca o arranque da programação da iniciativa 'Fevereiro -Mês do Romance': a apresentação dos Postais ‘De Vila Verde, com Amor’, que vai acontecer na manhã de 1 De Fevereiro (11:00), na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde.
Este novo produto turístico, fruto de uma iniciativa anterior que arrancou com um Concurso de Fotografia intitulado ‘VILA VERDE está viva!’, de autoria deste magazine cultural e turístico, ilustra o melhor de Vila Verde: uma paisagem, um monumento, um local emblemático da urbe do concelho e um dos ícones culturais mais carismáticos. Os novos postais são ilustrados pelas imagens vencedoras do concurso, que desafiou os concorrentes a captar o melhor do concelho nas suas várias vertentes, sob uma perspetiva particular. Resultou daqui um novo produto de promoção turística do concelho, para que visitantes e turistas possam levar uma recordação clássica, saudosista e intemporal, com imagens atuais, artísticas e um toque de criatividade que o VILA VERDE viva! acrescentou.

Para além de personalidades da política, da cultura e do turismo, vão marcar presença os participantes no concurso e os vencedores do mesmo, oportunidade aproveitada para a entrega pública e simbólica dos prémios e respetivas reações.

Entretanto, continua patente ao público a Exposição de Fotografia com as 60 imagens do concurso, que revelam 24 perspetivas diferentes do que faz de Vila Verde um concelho amado e admirado, não só por quem vilaverdense mas também por cidadãos de fora do concelho. São imagens que mostram quão multifacetado e rico é o concelho e o seu potencial turístico e cultural.

Esperamos contar com a vossa presença.

Links úteis (visualização e download)
Imagem promocional dos Postais: Ligação 
Cartaz Promocional do evento 1 Fev: Ligação

Minho: BabeliUM da UMinho promove cursos de 12 línguas estrangeiras (via MaisActual)



O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma diversificada oferta de formação em línguas, a decorrer nos campus de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). O plano inclui idiomas como o Árabe, o Espanhol, o Francês, o Inglês, o Alemão, o Italiano, o Russo, o Checo, o Húngaro, o Turco, o Galego, o Japonês e o Português como Língua Estrangeira. As inscrições estão abertas.

Serão ainda promovidos cursos intensivos de alemão (PETRA), de francês, de galego e de inglês para fins académicos, sendo que este último decorrerá também em Guimarães. O BabeliUM disponibiliza ainda cursos de Português como Língua Estrangeira para todos aqueles que desejam aprender o idioma de Camões. São compostas por 50 horas e realizam-se em regime pós-laboral nos dois campi. As pessoas interessadas poderão inscrever-se nas aulas lecionadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h.
O programa de línguas do BabeliUM visa dotar os participantes de mais
competências linguísticas, dando a conhecer aspetos das diferentes culturas.
Todos os cursos incluem avaliação e certificação conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL). Para mais informações e para proceder a inscrições, sugere-se o contacto com o BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, os telefones 253604171 e 253601657, o email babelium@ilch.uminho.pt ou o site
A UMinho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral. O ILCH desenvolve desde 1987 programas cada vez mais diversificados e aprendizagens em diversos formatos. O BabeliUM nasceu a 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, a entidade presta serviços como a tradução e a interpretação.

Braga: Delegaçao da cruz vermelha lança campanha para conseguir apoios para a reabilitação do centro de acolhimento para os sem abrigo (via Antena Minho)



Ajude-nos a Ajudar é o nome da campanha que a delegação de Braga da cruz vermelha lança para conseguir que um grupo de amigos da instituição encontrem quem queira contribuir para a recuperaçao as instalações do centro de acolhimento para os sem abrigo.

As obras que forem realizadas vão ser feitas sob orientação pelos utentes do centro.

Portugal: Portugueses com mais de 4 milhões em notas de 100 escudos de Fernando Pessoa (via Jornal i)



Os portugueses ainda têm mais de quatro milhões de euros em notas de 100 escudos com a figura de Fernando Pessoa, cujo prazo de troca no Banco de Portugal termina na terça-feira, disse o regulador à Lusa.

A nota de 100 escudos com a efígie de Fernando Pessoa entrou em vigor a 26 de agosto de 1987 e saiu de circulação a 31 de janeiro de 1992. Desde então, foi dado um prazo de vinte anos para ser feita a troca no Banco de Portugal, o qual termina esta terça-feira.

Até 31 de dezembro de 2011, tinham sido trocadas 575.637 destas notas no total de 287 mil euros. Já na passada sexta-feira este valor tinha aumentado para 581.804 notas, totalizando 290 mil euros. Ou seja, entre o final do ano e 27 de janeiro os portugueses trocaram mais 3.076 euros em notas com a figura do Fernando Pessoa.

Segundo o Banco de Portugal, ainda estão fora dos cofres do Banco de Portugal quatro milhões de euros dispersos por mais de oito milhões de notas.

De acordo com valores avançados à Lusa pelo Banco de Portugal no final do ano, a propósito dos 10 anos do euro, mais de 163 milhões de euros em notas e moedas de escudo estavam ainda em poder dos portugueses.

As notas recolhidas são destruídas pelo Banco de Portugal, enquanto as moedas são vendidas à Casa da Moeda.

Portugal: Muito frio a partir de sexta-feira (via Expresso)


Neve em Braga em 2009
Anticiclone no norte da Europa vai provocar descida acentuada da temperatura, da ordem dos 6ºC, a partir de sexta-feira. Frio vai manter-se até ao dia 7, prevê Instituto de Meteorologia. 

Perturbação meteorológica vai estragar a "primavera" portuguesa. As temperaturas vão baixar a partir da próxima sexta-feira. De acordo com o Instituto de Meteorologia, a ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental.

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, "ainda é cedo para se falar dos valores" que vão ser atingidos, mas admite que será "uma situação um pouco abaixo dos valores normais para esta época".

Um alerta sobre frio intenso colocado no site do Instituto Nacional de Proteção Civil, aconselha as pessoas a evitar estar ao frio durante muito tempo. Vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer atividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono, são algumas das recomendações.

Na sua página, a Direção-Geral da Saúde afirma que os bebés e os idosos são os mais vulneráveis ao frio, pelo que aconselha cuidados redobrados.

Espanha e Itália, países cobertos de neve, estão já em alerta devido ao agravamento do frio, em  especial noturno. No extremo norte da península ibérica há previsão de neve entre os 300 e os 600 metros. As condições são favoráveis também, já neste início de semana, para a formação de  bancos de neve matinais, em especial na Galícia. Na maior parte destes países a circulação nas estradas está condicionada ou faz-se com lentidão devido à neve. Há também perturbações no abastecimento de eletricidade, em especial em Itália.

22 pessoas morreram de frio no leste da Europa 

Entretanto, a onda de frio que afetou o leste europeu nos últimos dias já pdeixou 22 mortos, devendo as temperaturas continuarem muito baixas nos próximos dias.

Somente na Polónia, onde os termómetros assinalaram -27º C no sudeste, dez pessoas morreram de frio no passado fim de semana, elevando para 46 o número de vítimas fatais. De acordo com as autoridades, este número é muito inferior ao registado em anos anteriores no país, devido ao fato de o inverno deste ano considerado "particularmente suave". A maior parte das vítimas são idosos e sem-abrigo.

Na Bulgária, onde as temperaturas desceram até -24ºC, cinco pessoas morreram na semana passada durante uma tempestade de neve. Segundo o serviço meteorológico local, as temperaturas vão continuar negativas. As hospitalizações aumentaram e mais de 170 escolas estão fechadas.

Na Sérvia, três pessoas morreram no passado fim de semana por hipotemia. A neve está a perturbar a circulação nas estradas. Pelo menos 14 cidades estão em estado de alerta. As temperaturas estão a baixar desde domingo.

O frio também já provocou mortos na Lituânia e República Checa.


Portugal: Miguel Sousa Tavares comenta o nº de idosos encontrados mortos nos últimos tempos (c/vídeo - via SIC)



"Este é um problema da sociedade e não se deve sacudir para cima do Estado". "É um problema de proximidade e solidariedade, deve ser de todos".

Vila Verde: Médio turco e avançado grego reforçam Vilaverdense (via O Vilaverdense)



O Vilaverdense FC confirmou ao início desta noite a contratação de dois reforços para o seu plantel. O médio turco, Tahsin Ozkara e o ponta de lança grego, Vasilis Sicourtis são os novos reforços da equipa de Nelito. Tahsin jogou no campeonato Alemão, FC Herta Oz Zehlendorf, tendo ainda passado pelo futebol chileno e brasileiro. O jogador, de 22 anos, assume-se como um organizador de jogo e quer triunfar no futebol português. «Quero apender e o futebol português é o melhor em todo o mundo. Estou aqui para relançar a minha carreira. Fiquei impressionado com as boas condições do clube e sou mais um para ajudar a equipa», disse o médio. 
O grego, Vasilis Sicourtis, que já representou o Panionis da I Divisão grega diz e espera jogar com mais frequência. «É um bom clube para mim. Tenho boa técnica e sou forte fisicamente, embora goste de jogar mais com os pés. Do que vi do clube gostei. Os jogadores e treinador foram simpáticos e muito calorosos», adiantou o jogador de 19 anos. 
Mais três reforços a caminho

O presidente do Vilaverdense FC, António Mota diz que são duas mais valias que vão colmatar duas lacunas existentes no grupo de trabalho e explica como decorreu todo o processo das transferências dos jogadores. «O Vilaverdense tem progredido de ano para ano. Estamos organizados e estamos no nosso lugar que é o nacional. Temos sido contactados por empresários, mas nunca cedi. No entanto, achei este projecto de um grupo alemão muito interessante. Querem lançar jovens jogadores em Portugal. Tenho de agradecer aos patrocinadores do clube e à Prebuild, ao presidente João Gama Leão e ao vice-presidente Martinho Leão pelo apoio que tem dado ao Vilaverdense», disse, acrescentando que «dentro de uma semana vem mais três jogadores do empresário Silas», adiantou revelando depois que o clube vai ficar com 20% do passe de todos os atletas.

Minho: 4ª edição do Rali de Barcelos, agendada para os dias 17 e 18 de Fevereiro terá transmissão na TV Minho



A jornada é pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Júnior, Campeonato Regional Norte, Troféu Nacional de Clássicos e Troféu Modelstand.

O Clube Automóvel do Minho aposta uma vez mais num figurino do agrado de todos, contando que a prova volte a ser a mais participada do ano, tal como sucedeu em 2010: “Esta prova é uma referência nacional, pois regista a maior participação em Portugal. Por isto, é um rali diferente e o CAM não se poupa a esforços para seja sempre um sucesso”, referiu Barbosa Ferreira, acrescentando: “Trata-se de um rali para os verdadeiros amantes da modalidade”. O presidente do clube bracarense afirmou ainda tratar-se: “De um orgulho muito grande na parceria que temos com a Câmara Municipal de Barcelos, tendo muito prazer em organizar a prova aqui. Agradeço ainda às entidades que estão connosco, bem como aos Motogalos e ao Motor Clube de Barcelos a colaboração”.
Por seu turno, Miguel Costa Gomes referiu que este rali: “Já é uma marca de Barcelos e por isso continuamos com esta aposta. Sempre disse que a nossa intenção é promover Barcelos e esta é uma forma de o fazer”. O presidente da edilidade barcelense afirmou ainda que: “A prova tem melhorado de ano para ano e isso é positivo. Vivemos momentos complicados a nível económico e financeiro, e por isso tivemos que fazer um esfoço muito grande, reduzindo os custos, mas arranjamos uma forma de entendimento. Estamos ainda a tentar arranjar patrocínios que possam ajudar neste evento”. Miguel Costa Gomes fez ainda votos: “Que a prova seja um sucesso, chamando a atenção para a segurança. Faço um apelo a todos para que este rali seja uma festa. Agradeço o empenho dos presidentes das juntas de freguesia, pois trata-se também de uma boa promoção para as 32 onde passa a prova”. A terminar, o presidente da Câmara adiantou ainda que: “Esta parceira é para continuar se as condições forem propícias a isso e já agora adianto que foi voltar a competir, tendo a meu lado como navegadora a vereadora Armandina Saleiro. O ano passado fomos últimos e este ano o objetivo por sermos penúltimos”.
Como novidades, as duas primeiras secções são invertidas em relação ao ano passado, não se disputando o troço de Midões/Chorente. Já a especial de Carvalhal/Pereira será percorrida este ano por duas vezes, enquanto regista-se a entrada da especial de Chorente, que esteve para ser disputada na pista de Autocross em piso de terra, mas o CAM teve que alterar à última hora. Por fim, Coussorado/Roriz é este ano mais curta, sendo suprimida a parte final que era em terra, terminando agora na freguesia de Oliveira.
Este Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais Vilar do Monte/Feitos (8,47 km), Aldreu/Durrães (5,47 km) e Coussorado/Roriz (17,36 km). Na segunda secção os concorrentes têm à sua espera duas passagens pelo troço de Carvalhal/Pereira (5,13 km), a abrir e fechar, percorrendo pelo meio uma passagem por Chorente, que ainda será desenhada, e Courel/Cristelo (11,50 km). Tudo termina com a Super Especial citadina de Barcelos (4,35 km). 
No total serão percorridos 171,22 quilómetros, 54,38 dos quais cronometrados.

Datas importantes
Abertura das inscrições: 17 de Janeiro
Fecho das inscrições: 7 de Fevereiro
Reconhecimentos: 11 e 12 de Fevereiro das 09h00 às 18h00

Minho: 'Fim-de-Semana Gastronómico' decorre em Terras de Bouro/Gerês a de 4 e 5 de Fevereiro (via Correio do Minho)


Cozido de Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal promovem, no fim-de-semana, de 4 e 5 de Fevereiro, em 17 restaurantes do Concelho, o tradicional “Cozido de Terras de Bouro”, também conhecido por “Cozido de Couves com Feijão” em que a originalidade dos ingredientes e da sua confecção deram origem a uma genuína e ancestral refeição minhota que fez lembrar um dos modos alimentares do campo nos tempos idos e que, hoje, é considerado um manjar de gente rica e amiga do mundo rural que aproveita a apresentação deste festival gastronómico para “matar saudades” da vida do campo, através da degustação de uma refeição feita de produtos vindos da horta. 


A sua confecção e os temperos como o azeite e os pedacinhos de alho fizeram o resto. Se a isto acrescentarmos, à sobremesa, a aletria, ou as rabanadas, completa-se assim uma refeição do lavrador e para digestivo, por exemplo, a bagaceira de lavrador.

Neste âmbito, o município organiza também, na manhã do dia 4, uma actividade campestre, o “Trilho dos Moinhos”, em Santa Isabel do Monte, com a concentração agendada para as 9:00h junto ao Centro Interpretativo dos Moinhos em Rebordochão, Santa Isabel do Monte. As inscrições terão que ser feitas até ao próximo dia 2 de Fevereiro para div.cultural@gmail.com ou 253 350 010 (Divisão da Cultura).

Depois e no concelho que é o coração do único Parque Nacional: o da Peneda-Gerês, as viagens pela serra, as visitas à Via Romana (Património Nacional) e aos miradouros, como o da Pedra Bela, as compras de artesanato em Covide ou no Gerês, as visitas ao Museu de Vilarinho das Furnas e a S. Bento da Porta Aberta, integram também estes dias. De salientar ainda as viagens, durante o dia de Domingo, pela albufeira no barco do Município (oferta nos restaurantes aderentes) e onde os participantes do fim-de-semana gastronómico podem desfrutar das maravilhosas paisagens que Terras de Bouro e o Gerês têm para oferecer.

Enfim, gastronomia, lazer e cultura “estão aqui”, mais uma vez, de mãos dadas na certeza de que a visita a Terras de Bouro/Gerês contribui para o enriquecimento do espírito de qualquer citadino, redobrando-lhe as forças para enfrentar o bulício da cidade e a ideia de que, quanto antes, deverá voltar à serra do Gerês.



*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Terras de Bouro ***

Europa: Valença e Tui formalizam Eurocidade no próximo mês (via Antena Minho)



A assinatura formal de constituição da eurocidade entre Valença e Tui vai acontecer ainda na primeira quinzena de fevereiro e contará com a presença do presidente do governo regional da Galiza, anunciou o autarca Jorge Mendes.

Segundo Jorge Mendes, a constituição desta segunda eurocidade entre o Norte de Portugal e Galiza está a merecer um grande entusiasmo por parte do governo autónomo galego, nomeadamente do presidente, Alberto Feijóo.

A assinatura de constituição formal segue-se à aprovação, em setembro, pela Assembleia Municipal de Valença e pelos órgãos autárquicos de Tui, da adesão do município à futura eurocidade.

O acordo formal, explicou, será assinado entre as duas autarquias, o Governo Regional da Galiza e representantes do Estado português, permitindo, numa primeira fase, a gestão conjunta de equipamentos.

Uma das novidades será o cartão de cidadão da eurocidade, através do qual será possível controlar o acesso da população das duas cidades aos equipamentos públicos e assim ter uma gestão mais real.

Esta será a segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, depois de Chaves e Verin, mas, segundo Jorge Mendes, permitirá formalizar o que em parte já é uma realidade.

É o caso da piscina municipal de Valença, cuja manutenção custa 450 mil euros por ano e em que a autarquia assegura cerca de 300 mil euros. Dos 1.700 utilizadores mensais do equipamento, mais de 60 por cento são galegos.

Já do lado português, o interesse vai, por exemplo, para o Conservatório de Música de Tui, frequentado por dezenas de jovens de Valença, cuja gestão também poderá ser conjunta.


Mundo: Nadal e Djokovic protagonizaram final mais longa de sempre no Open da Austrália (c/vídeo - via SIC)



Os tenistas Rafael Nadal e Novak Djokovic protagonizaram hoje a mais longa final de sempre num Grand Slam, no Open da Austrália. Djokovic tornou a vencer o espanhol depois de uma maratona de quase seis horas, que só terminou de madrugada.

Vila Verde: “Mostra Tecnológica Interactiva” da Casa do Conhecimento reuniu 500 jovens na Biblioteca Municipal (via C.M.V.V.)


Futura Casa do Conhecimento - Vila Verde

Mais de 500 jovens marcaram presença na “Mostra Tecnológica Interactiva” promovida no âmbito do projecto ‘Casa do Conhecimento’, acção que decorreu na Biblioteca Municipal de Vila Verde-Professor Machado Vilela, nos dias 25 e 26 de Janeiro.

A actividade inseria-se num conjunto de iniciativas que ocorrerão em Vila Verde ao longo de 2012, denominadas “Jornadas Criativas da Casa do Conhecimento”. 
A Mostra contou, na sessão de abertura, com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. António Vilela, e da Srª. Vereadora da Educação, Cultura e Acão Social, Drª. Júlia Rodrigues Fernandes. 

No decurso da actividade, ao longo de 2 dias, 500 jovens, alunos dos Agrupamentos de Vila Verde, Monsenhor Elísio de Araújo, Ribeira do Neiva, Prado, Moure, da Secundária de Vila Verde, e da Escola Profissional Amar Terra Verde, acompanhados por 30 professores, tiveram a oportunidade de, numa “sala secreta” da Biblioteca Municipal, descobrirem aplicações criativas e artísticas de diferentes tecnologias abertas. Num ambiente lúdico-educativo, 7 projectos foram apresentados por elementos do LCD e do xDA da Audiência Zero. 

Fruto da colaboração entre a Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde e a associação Audiência Zero, outras actividades, em que as tecnologias digitais contribuam para o acesso e transmissão de conhecimento e para a expressão criativa, com um maior envolvimento e motivação no processo de aprendizagem, irão acontecer ao longo deste ano.
Para mais informação acompanhe-nos em: www.casadoconhecimento.pt 

Vila de Prado: Vídeo com imagens do encontro de dezenas Citroen 2 Cv organizado pela Bicavalaria do Minho



Vila de Prado: Vídeo com imagens do encontro de dezenas Citroen 2 Cv organizado pela Bicavalaria do Minho

Braga: Câmara desiste da piscina olímpica (via Correio do Minho)



A Câmara Municipal desistiu da conclusão da piscina olímpica do Parque Urbano Norte, obra onde já foram investidos cerca de oito milhões de euros. Anteontem, durante uma tertúlia promovida pela Rusga de S.Vicente, o vereador do PS, Vítor Sousa, revelou que a Câmara já adjudicou um estudo para o reaproveitamento da primeira fase do complexo de piscinas em parque temático aquático.

O vice-presidente da Câmara admitiu que o complexo de piscinas, cujas obras estão paradas há vários anos, foi um investimento que “não correu bem”.
“Não foi uma aposta correcta e agora não faz sentido”, adiantou o vereador socialista a propósito de um projecto pensado para uma piscina olímpica de velocidade com 50 metros, uma de saltos e uma terapêutica.

Vítor Sousa manifestou-se convicto de que o parque aquático temático será um projecto auto-sustentável, desde que a Câmara encontre parceiros. Presente também na tertúlia da Rusga de S.Vicente, o vereador do PSD, Ricardo Rio, considerou a ideia do parque temático aquático “estapafúrdia”, reconhecendo que Braga “precisa de uma piscina olímpica”, não com a dimensão e o volume da que foi projectada para junto do novo estádio municipal.

Para Carlos Almeida, eleito da CDU na Assembleia Municipal, o anúncio da adjudicação do estudo do parque aquático é “ilustrativo da arrogância do PS na gestão camarária”, já que “não faltaram avisos” sobre o excessivo investimento no complexo da piscina olímpica. Confessando que nunca foi “muito adepto da piscina olímpica”, o vice-presidente da Câmara Municipal admitiu, na 56ª edição dos ‘Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras’, que “temos de saber assumir os erros, pior é continuar a enveredar por eles”.

A revelação da encomenda do estudo de viabilidade do parque aquático temático foi feita por Vítor Sousa, após um dos presentes na tertúlia organizada pela Rusga de S. Vicente, Evandro Lopes, ter questionado o vereador sobre “os oito milhões de euros gastos nos caboucos” da piscina municipal. Na tertúlia que encheu a sede da Rusga na noite da passada sexta-feira, Ricardo Rio adiantou que aos vereadores da oposição foi pedida reserva na divulgação da encomenda do estudo de viabilidade do parque aquático temático.

Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva

Minho: Músicos atuam nas salas de estar dos vimaranenses (c/vídeo - via RTP)



Em Guimarães quase tudo é possível - como, por exemplo, transformar salas de estar em palcos para pequenos concertos. Na iniciativa "Mi casa es tu casa", os vimaranenses abriram as portas a vários músicos nacionais e a quem quisesse entrar para ouvir. Foram doze horas de diferentes sonoridades na capital europeia da cultura.

Portugal: A vida e o país por João Lobo Antunes (c/vídeo - via SIC)



João Lobo Antunes é doutorado em Medicina, neurocirurgião, director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Preside à Academia Portuguesa de Medicina e ao Instituto de Medicina Molecular, de que foi fundador. Acaba de publicar «A Nova Medicina», um livro em que afirma que, por mais modos de tratar uma doença que se inventem, «não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão». Prémio Pessoa, conselheiro de Estado, João Lobo Antunes.

Vila Verde: Jovens desafiados a desfilar (via Correio do Minho)




Para quem sonha com uma carreira no mundo da moda enquanto modelo, pode aproveitar a oportunidade que o evento ‘Namorar Portugal’ de Vila Verde oferece, participando nos desfiles de moda que vão ter lugar no próximo mês de Fevereiro. Os interessados em iniciar-se na passerelle devem inscrever-se até ao próximo dia 3.

Os jovens, maiores de 14 anos, que forem seleccionados durante o casting final, que vai realizar-se no Complexo de Lazer de Vila Verde, no próximo dia 3 de Fevereiro - precisamente o deadline para os candidatos se inscreverem - vão ter acesso directo para os desfiles relativos ao IX Concurso Internacional de Criadores de Moda/Gala Namorar Portugal e ao II Concurso de Acessórios de Moda, nos dias 14 e 25, respectivamente.

A organização do ‘Mês do Romance’, promovido pelo município de Vila Verde, com a colaboração com a empresa municipal ‘Proviver’ e a Aliança Artesanal e com a parceria de uma série de empresas e instituições, incentiva os jovens da região a participar, lança-lhes o desafio: ‘Sonhas ser modelo’?

Para quem quiser ‘arriscar’ e tentar, agora, a sua sorte, basta proceder à sua inscrição, acedendo à ficha disponibilizada na Internet, através do seguinte site que promove todos os eventos que constam do ‘cardápio’ deste mês: www.namorarportugal.pt, entregando depois a candidatura, acompanhada das respectivas fotografias de rosto e corpo inteiro, no complexo de Lazer de Vila Verde, ao balcão da ‘Proviver’.

Para Manuel Barros, responsável pela ‘Proviver’, “este casting é uma oportunidade para os jovens porque queremos trazer para esta iniciativa a participação da juventude local, no sentido de que tenham a sua primeira experiência desfilando, ombro a ombro, com modelos já conhecidos”. Por outro lado, “esta é uma forma de despertar, também, vocações e para descentralizar a formação de modelos e captação de novos talentos”, sublinhou.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

Arcozelo: Ferido com tractor (via Correio da Manhã)

imagem ilustrativa

Um homem, de 62 anos, ficou ferido, ontem, na sequência de um capotamento do tractor, em Arcozelo, Vila Verde. O acidente aconteceu cerca das 18h00. A vítima transportava lenha no tractor, quando o veículo agrícola capotou, ao que tudo indica, devido ao peso da carga. Foi assistido no Hospital de Braga.  

Portugal: "Dark Sky" quer levar ao Alentejo turistas interessados em Astronomia (c/vídeo - via SIC)



A zona do Alqueva, no Alentejo, foi considerada pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo como uma das melhores do mundo para a observação de estrelas. A aposta da região é agora o astroturismo.

Viana do Castelo: ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’ lança mensagem forte de confiança no Minho (via TVMinho)


Gerês - Minho - Portugal

Mais de 300 pessoas marcaram presença na apresentação pública do livro ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’, do eurodeputado José Manuel Fernandes.

A confiança no futuro de uma região que sofre de atrasos profundos em relação ao resto de Portugal e da Europa, mas com grandes potencialidades e uma diversidade concentrada única, marcou a apresentação do livro ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’ do eurodeputado José Manuel Fernandes, numa cerimónia que juntou mais de 300 pessoas, na noite de sexta-feira, em Viana do Castelo.
“É fundamental saber em que situação estamos, para podermos reflectir e tomar as melhores decisões, tendo consciência que todos somos importantes para o desenvolvimento do Minho, da nossa terra. Esta obra é um contributo para isso”, afirmou o eurodeputado, numa cerimónia em que o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, salientou a importância de “sabermos aproveitar as oportunidades da Europa”.
Vincando os parabéns “pela postura e pelo exemplo do eurodeputado José Manuel Fernandes que enobrecem a política e a causa pública”, Marco António Costa destacou o impacto das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) na sociedade e no Estado de Direito, aproveitando para defender uma nova postura de confiança e parceria no relacionamento do Estado com as IPSS, designadamente ao nível da gestão de verbas e fundos para investimento.
“O sector social e solidário é um dos esteios do desenvolvimento sustentável de Portugal, porque cria e promove emprego, inova e investe de forma responsável e inteligente, e sem estar sujeito à deslocalização e outros fenómenos globais de instabilidade económica”, anotou o governante.
Nesse enquadramento, enalteceu a iniciativa do eurodeputado José Manuel Fernandes – “um político de dimensão europeia que não esquece as suas raízes” – por ter dedicado a obra ‘Agenda Pela Nossa Terra’ à área social, às IPSS e aos voluntários que dedicam grande parte do tempo das suas vidas a lutar contra a exclusão social. E deixou uma palavra especial de apreço à obra social do Lar de Santa Teresa, uma instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco que se evidencia pela capacidade de criar fortes laços de familiaridade com as utentes e ajudar a desenvolver novos projectos de vida, apontando como exemplo a jovem licenciada Sara Costa, uma utente do lar que fez a apresentação da cerimónia.

Importância redobrada das IPSS nos novos tempos

Na apresentação da obra, José Manuel Fernandes destacou a importância redobrada das IPSS no actual contexto., não só de crise económica, mas sobretudo de crescimento acentuado e envelhecimento da população. Um fenómeno global que se sente com particular incidência em Portugal e também no Minho.
“No mundo somos hoje 7 mil milhões de pessoas e estima-se que em 2050 cheguemos aos 9,3 mil milhões, mas que vai obrigar a um aumento de produção percentualmente muito maior”, apontou José Manuel Fernandes. Só que o aumento da população tem sido à custa da maior longevidade. Portugal é um exemplo paradigmático: em 1960 a média de idades da população era de 27,8 anos; em 2010 a média subiu para os 40,7 anos.
É neste quadro que o eurodeputado reforçou a importância, não só do envelhecimento activo, mas também da solidariedade entre gerações, destacando os estudos do Eurobarómetro que apontam os portugueses como dos mais disponíveis e abertos para a solidariedade na Europa.
“A pressão sobre pensões e sobre a sustentabilidade do Estado social vão aumentar cada vez mais”, alertou José Manuel Fernandes, considerando por isso que “nunca é demais elogiar as IPSS”. Até porque “não é possível quantificar os custos da ausência das IPSS”. Deixou ainda um forte elogio às IPSS por praticarem há muitos anos as prioridades que estão definidas pela União Europeia para o crescimento desta década, na estratégia Europa 2020: “as IPSS inovam, criam emprego, promovem crescimento sustentável e favorecem a inclusão”.
Numa intervenção que encerrou com a declamação de um poema dedicado a Santa Luzia – da autoria de um antigo autarca vilaverdense Fausto Feio –, José Manuel Fernandes frisou que “todos somos importantes para o desenvolvimento do Minho”. Por isso, salientou “o orgulho por juntar numa mesma edição os nomes dos presidentes da União Europeia, do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão, juntamente com os deputados do Minho, os presidentes de Câmara e vereadores, mas também os presidentes de Junta, para além de reunir o máximo de informação possível sobre as IPSS e a sua intervenção nas diferentes comunidades”.

Pela valorização do território e das pessoas

A valorização do território e das pessoas do Minho mereceu a nota de destaque do ex-presidente da região de turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio, que assumiu a “responsabilidade” da apresentação do livro ‘Agenda Pela Nossa Terra’.
Depois da intervenção inicial do presidente da direcção do Lar de Santa Teresa, Armando Soares Pereira, que manifestou o orgulho pela recepção do evento, Francisco Sampaio escalpelizou o conteúdo do livro e enalteceu o levantamento de informação criteriosa sobre o Minho, no contexto de Portugal e da União Europeia, considerando um contributo da maior importância para o futuro da região. Para o justificar, citou o filósofo romano Seneca: “Não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai”.
Francisco Sampaio felicitou o autor da obra pelas reflexões, análises e explicações sobre diversas matérias da União Europeia, desde a estratégia Europa 2020 e as perspectivas dos futuros fundos comunitários, à política de coesão e Fundo Social Europeu, reforma da política agrícola comum e actual execução de fundos. Aproveitou para realçar as críticas ao desvio para Lisboa de fundos que deveriam destinar-se a regiões mais desfavorecidas, como o Norte.
Dando conta dos dados estatísticos actualizados sobre o panorama social do Minho, Francisco Sampaio frisou a oportunidade do tema central da obra – o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações – e o reconhecimento do papel insubstituível das IPSS. Fez ainda questão de felicitar o autor pelas belíssimas imagens do Minho oitocentista – que, “enquanto marcos históricos, nos obrigam à sua defesa e preservação” – e aos textos sobre a biodiversidade e os locais turísticos do Minho, a par do espaço dedicado às capitais europeias da Cultura e da Juventude. Deixou ainda uma nota pelos pensamentos e citações de mais de 50 autores europeus espalhados ao longo das 264 páginas do livro.

Cerimónia sobrelotada

Mais de 300 pessoas passaram pelo Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, para marcar presença na apresentação pública da ‘Agenda Pela Nossa Terra’ do eurodeputado José Manuel Fernandes. O auditório acabou por revelar-se demasiado pequeno, para uma cerimónia que abriu com a exibição de um vídeo sobre o Minho e a Europa realizado por alunos da Escola Secundária de Monserrate, no âmbito do Prémio Escola na Europa. Foram muitas as pessoas que acabaram por não conseguir entrar no auditório. Presentes estiveram personalidades de diferentes quadrantes políticos e sectores de actividade, como o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, e responsáveis de outras instituições de ensino superior da região, os directores da Segurança Social de Braga e Viana do Castelo, Rui Barreira e Paulo Vale. Deputados dos distritos de Braga, Viana do Castelo e também do Porto, vários presidentes de Câmara, nomeadamente de Viana do Castelo, Monção, Ponte da Barca e Valença, a par de muitos autarcas, como os vereadores Hugo Pires (Braga), Benjamim Pereira (Esposende), Emanuel Magalhães (Amares) e Luís Filipe Silva (Vila Verde), e do ex-líder socialista Martinho Gonçalves. Foram também muitos os presidentes de Junta dos diferentes concelhos do Minho, desde Viana do Castelo a Braga (como Firmino Marques). Entre os presentes ressaltavam presidentes de IPSS, provedores de misericórdias e diversos dirigentes associativos.


Minho: Nova vida para criança de Caminha com prótese mioelétrica (c/vídeo - via RTP)



O menino de Caminha que nasceu sem uma mão já recebeu a prótese mioeléctrica. O Diogo tem dois anos e há muito que a família tentava angariar dinheiro para conseguir colocar a prótese.

Minho: Casal finlandês mudou-se para Viana do Castelo com 10 mil orquídeas (c/vídeo - via RTP)



Em Viana do Castelo um casal finlandês montou uma estufa com mais de 10 mil orquídeas. As plantas viajaram milhares de quilómetros e resistiram à deslocação. A ideia é mostrar a coleção ao público a partir de 1 de abril.

Minho: Música em Guimarães pode surgir em qualquer local (c/vídeo - via RTP)



Ao longo deste ano quem estiver em Guimarães pode, a todo o momento e em qualquer lugar, ser surpreendido por músicos a convidá-lo a participar numa orquestra espontânea. O Guimarães Play é um projecto da Capital Europeia da Cultura e apenas quer encher a cidade de música.

Portugal: Aumentos na CGD são uma situação chocante (c/vídeo - via RTP)



Os trabalhadores que ganham até 1.550 euros por mês na Caixa Geral de Depósitos vão ser promovidos. Os sindicatos dizem que esta é uma forma de compensar o corte dos subsídios de férias e de Natal. Braga de Macedo considera que esta é uma situação chocante. Ainda assim, o antigo ministro das Finanças lembra que as instituições têm autonomia e que não deve haver as mesmas imposições para todas.

Cervães: Idosos a 'bem envelhecer' com o Centro Social Paroquial de Cervães (via Terras do Homem)



Com o intuito de promover o envelhecimento ativo, o Centro Social Paroquial de Cervães realizou, esta quarta-feira, uma série de atividades com os mais idosos, numa ação inserida no 'Projeto Bem Envelhecer 2', projeto de caráter interconcelhio. Esta atividade contemplou, assim, o exercício físico, que contou com a participação dos idosos numa aula de ginástica e hidroginástica, realizada no Complexo de Lazer da Vila Verde, com a colaboração da empresa municipal Proviver.

Houve também tempo para um almoço convívio entre os mais de 70 idosos, servido pela escola profissional Amar Terra Verde, com a participação dos jovens formandos da área da cozinha e da restauração. A vereadora da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, também esteve presente para dar as "boas vindas aos idosos das várias instituições que estão envolvidas neste projeto".

Da parte da tarde, os idosos voltaram aos bancos das escolas onde participaram em jogos cognitivos.

Para terminar o dia, foram ver de perto como se fazem os lenços de namorados, na Aliança Artesal.

Portugal: Estudo revela que UM lidera ranking académico de patentes utilizadas pela indústria (via Antena Minho)



A Universidade do Minho é a academia do país que criou mais tecnologia rentabilizada em contexto de trabalho, contando com cerca de 20 patentes utilizadas pela indústria, foi hoje anunciado.

A conclusão consta de um estudo do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da UM, que avalia a presença da tecnologia desenvolvida no âmbito da investigação académica no meio empresarial e os seus efeitos ao nível da inovação e do desenvolvimento económico.

Segundo o estudo, coordenado por Fernando Romero, as universidades e politécnicos portugueses somam cerca de 750 patentes registadas junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O Instituto Superior Técnico, de Lisboa, lidera com perto de 250 patentes registadas, seguindo-se a Universidade do Porto e a UM, com cerca de 100 patentes cada.

A UM surge, assim, como a universidade “com mais tecnologia rentabilizada em contexto de trabalho, com cerca de vinte patentes utilizadas pela indústria”.

O estudo confirma ainda o papel fundamental das universidades como fonte de conhecimento e o aumento do relacionamento das academias com o meio industrial.

Numa primeira fase, foram abordados os gabinetes de transferência de tecnologias das principais academias. Segue-se agora uma segunda fase, de perspetiva empresarial, que avançará para a investigação documental e para o inquérito às empresas, acerca da presença das tecnologias de base académica em contexto de trabalho produtivo.

Minho: "Reisadas" da Misericórdia de Braga escutadas no Lar de Vila Verde (via Correio do Minho)



Utentes das respostas sociais da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de Braga levaram a festa dos Reis a outras instituições do distrito, num périplo musical que começa a ser tradição nas suas atividades de lazer. Desta vez os cantares das Janeiras chegaram ao lar da Misericórdia de Vila Verde.

Vestidos com trajes apropriados à quadra e entoando canções alusivas aos Reis e às Janeiras, o grupo de idosos da Misericórdia de Braga passeou o seu gosto pela música e pelo convívio em várias instituições de índole social.

Além do Lar da Misericórdia de Vila Verde, onde foi recebido pelo respetivo Provedor, Bento Morais, que participou na jornada cultural, a comitiva bracarense atuou na associação de apoio à deficiência IRIS.

Os utentes dos lares Nevarte Gulbenkian, D. Diogo de Sousa e Nossa Senhora da Misericórdia (incluindo o Centro de Dia) também alegraram as crianças das creches Rainha Santa Isabel e Rainha Dª Leonor, da mesma instituição, com as suas canções e distribuindo balões coloridos, adornados com coroas e uma mensagem traduzindo o encontro entre gerações.

O grupo brindou ainda o Provedor Bernardo Reis e os Serviços Administrativos da Misericórdia de Braga com o reportório de um programa concebido pela direção técnica dos lares, com o objetivo de promover o intercâmbio interinstitucional e intergeracional.

Nessa lógica, a instituição foi também visitada pelos grupos corais da Fábrica da Igreja Paroquial de Salvador de Trandeiras e da Universidade Bracarense Autodidata da Terceira Idade (UBATI), no âmbito da edição deste ano dos Cantares dos Reis e Janeiras, promovida pelo município bracarense.


*** Nota do Gabinete de Comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Braga ***

Europa: Obras de Paula Rego expostas em Paris (c/vídeo - via RTP)



Paula Rego expõe pela primeira vez em França, a exposição da pintora pode ser vista na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Mundo: Aurora boreal observada na Europa e na Ásia (c/vídeo - via RTP)



A maior erupção solar dos últimos seis anos provocou uma aurora boreal, observada em várias zonas da Europa e da Ásia.

Mundo: Lukas Kmit improvisa com telemóvel (c/vídeo - via RTP)



O Violinista eslovaco Lukas Kmit deslumbrava a assistência com a sua música quando surgiu o o inconfundível e irritante toque de um telemóvel. Kmit improvisou.

Portugal: Professora de piano aos 94 anos (c/vídeo - via RTP)



Chegar aos 94 anos, e com qualidade de vida, não é para todos. E ser professora há 80 muito menos. Maria José Dias dá aulas de piano desde os 16 anos e ainda hoje a sua casa está sempre cheia de alunos a quem ainda dá lições de música e de vida.

Portugal: Lidl apresentou queixa por furto de lata de feijão (c/vídeo - via SIC)



Os supermercados Lidl querem levar a tribunal uma pessoa que roubou um embalagem de feijão-verde no valor de 77 cêntimos. O Ministério Público arquivou a queixa por se trata de um valor irrisório mas o supermercado continuja a reclamar uma indemnização de 300 euros alegando que a queixa é o único meio de defesa.

Mundo: Português vence pelo 2º ano Festival de Escultura no Gelo (c/vídeo - via SIC)



A equipa portuguesa liderada pelo escultor Pedro Mira, venceu pela segunda vez consecutiva o Festival de Escultura no Gelo de Londres com a figura de um praticante de 'snowboard' invertido. As temperaturas acima dos zero graus dificultaram o trabalho de equipa mas a estatueta esteve pronta a tempo de vencer a competiçãoque este ano tinha como tema "Desportos de inverno dos Jogos Olímpicos".

Lanhas: José Marques reeleito presidente da Associação de Cicloturismo (via Terras do Homem)





José António Marques foi reeleito presidente da Associação de Cicloturismo de Lanhas, no seguimento do ato eleitoral que levou à escolha da nova direção da instituição, para o biénio 2012/13. A ordem de trabalhos propunha, ainda, a apreciação dos relatórios de contas dos anos de 2010 e 2011, que contou com o parecer favorável do Conselho Fiscal. Aprovou-se também o orçamento para o ano de 2012 e discutiram-se assuntos abordados pelos sócios e pela direção.

Uma das ideias que a nova direção quer realizar, durante o novo mandato, é a primeira rota de cicloturismo do Vale do Homem, passando pelos concelhos de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. A atividade está inserida num plano mais vasto que será dado a conhecer, em breve, aos associados.


Às eleições apresentou-se apenas uma lista, liderada pelo atual presidente, José António Marques, de Lanhas. Como vicepresidentes foram eleitos Abel de Abreu, de Sabariz, e António Araújo, de Lanhas. O secretário é Paulo Rodrigues, de Barbudo, ficando o cargo de tesoureiro para António Rodrigues, também de Barbudo.

Na mesa da Assembleia Geral mantém-se Jorge Pereira, de Lanhas, como presidente. O cargo de vicepresidente é ocupado por João Duarte, de Vila Verde, ficando João Vieira, de Fiscal - Amares, encarregue de secretariar a Assembleia Geral. Para o Conselho Fiscal foi eleito para presidente Avelino Costa, de Lanhas. O vicepresidente é Paulo Marques, também de Lanhas. Como secretário do Conselho Fiscal foi eleito Augusto Paredes, de Gondiães.

Esposende: Artesã Vilaverdense Maria Manuela Batista em destaque na Feira de Artesanato (via Correio do Minho)



Maria Manuela Batista, de Vila Verde, é a artesã que vai estar em destaque na próxima Feira de Artesanato de Esposende, que terá lugar no próximo domingo, dia 29 de Janeiro. O certame, que a Câmara Municipal de Esposende organiza no último domingo de cada mês, decorre no centro da cidade, no Largo Rodrigues Sampaio, entre as 10h00 e as 19h00.

Manuela Batista começou por se dedicar à confecção de sacos de trapilho, contudo depois alargou o seu leque de produção de artigos aos anéis, pulseiras e alguns colares. 

Com o passar do tempo foi melhorando a sua técnica e hoje em dia gosta de estar sempre a fazer  

 coisas novas. Presentemente, está a produzir sacos de ganga bordados com os motivos dos lenços dos namorados ou com aplicação de bonecos, laços e botão. 

Executa cachecóis em trapilho, sacos de criança e trabalhos em feltro. Também faz bijutaria de noiva por encomenda com venda em lojas, cabeleireiros e nas feiras de artesanato, onde participa com regularidade.

Recorde-se que a Feira de Artesanato de Esposende tem como objectivos valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais culturais e turísticos do concelho e das regiões do país em geral, conferindo maior dinâmica e animação à cidade.