Vila Verde: Pedro Khima e banda ‘IN’ no palco dos ‘Sons do Vez’



O palco dos ‘Sons de Vez’ acolhe, amanhã, Pedro Khima e os vilaverdenses ‘IN’. Da parte da jovem banda, Duarte Azevedo, vocalista, promete um concerto “excelente”, lançando um convite às pessoas para marcar presença naquele evento musical.

Quatro anos após a primeira edição, e depois do cartaz deste ano já ter contado com bandas como 'Vicious Five', 'Veados com fome', 'Mesa', 'Fat Freddy', 'Blind Zero', 'O Projecto É Grave!', ou 'Wraygunn', esta sexta-feira é a vez dos Vilaverdenses 'IN' participarem na quarta Mostra de Música Moderna Portuguesa, no festival 'Sons de Vez', em Arcos de Valdevez. A primeira parte do programa fica a cargo de Pedro Khima, com uma sonoridade directa, assente num repertório ligeiro, apontado a um público específico que, juntamente com os ‘IN’ assume a dimensão musical mais juvenil do mega-evento.

Formados em 2003, a banda de Vila Verde, que se expressa maioritariamente em inglês, vai invadir o palco do festival com o seu punk/rock enérgico e poderoso que começa a conquistar o seu espaço no panorama musical da região e não só.
Depois de se darem a conhecer com a edição promocional 'Get in' em 2005, os 'IN' estão prontos para mostrar o seu valor num dos festivais que mais cresceu nos últimos anos, contribuindo assim para a descentralização cultural e a aproximação de públicos e sensibilidades. É já nesta sexta feira dia 31, no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez. Os 'IN' sobem ao palco a partir das 23 horas.

‘IN’ prometem grande concerto

Depois de ano de 2005 repleto de concertos, os ‘IN’ continuam em grande em vários palcos da região.
Numa altura em que se preparavam para apresentar a sua edição de promoção ‘Get In’, o ‘Correio do Minho’ esteve à conversa com a banda na sua sala de ensaios, na vila de Prado.
Hoje, passados alguns meses, o Duarte (voz/guitarra), o Miguel (guitarra/voz), o Mário (bateria), o Gil (teclas) e o Ângelo (baixo) têm em mãos o seu primeiro video clip intitulado ‘Road’. A novidade foi apresentada no passado dia 18 de Fevereiro aquando da realização do concerto de aniversário da banda que teve como palco o auditório da Escola Profissional ‘Amar Terra Verde’, em Vila Verde.

Segundo Duarte Azevedo, o momento agendado para a próxima sexta-feira será “especial”. “Actuar no palco dos ‘Sons de Vez’ é uma oportunidade magnífica para mostrarmos o nosso trabalho. Os apoios que esta Mostra de Música Moderna tem demonstra a importância que esta detém no panorama da musica nacional. Por isso, estamos a preparar muito bem o espectáculo para dar tudo por tudo em palco”, diz.
Embora refira que a banda trabalha com o mesmo afinco durante todo o ano, o vocalista sempre vai adiantando que este concerto será “diferente”.

Quanto ao alinhamento, Duarte Azevedo revela que será apresentado o video clip ‘Road’ seguido das melhores músicas da banda. “Além das faixas que fazem parte do EP, iremos apresentar temas que traduzem o percurso dos ‘IN’. Por isso, não temos dúvidas que o concerto será excelente”, refere. “Os ‘IN’ convidam todos os interessados a marcar presença nos ‘Sons de Vez’, mesmo que não conheçam os intervenientes. Esta é uma grande oportunidade para os conhecer e saber o que eles vão fazendo. Da nossa parte, prometemos uma hora de puro espectáculo”, conclui. Fonte Correio do Minho por Ricardo Vasconcelos
Site dos IN Clica AQUI


Nova Música da Semana disponível , Clica PLAY ->
"Rapariga" é o primeiro single do Album Ser Estudante da Estudantuna
(da Universidade Fernando Pessoa de Ponte de Lima)
Esta Tuna irá realizar mais um MEGA-FESTIVAL no próximo 8 Abril pelas 21h30 no Teatro Diogo Bernardes em
Ponte de Lima
Todo o programa aqui

Braga: Fecho de escolas vai afectar aldeias


O encerramento anunciado para este ano de 1500 escolas do 1º Ciclo, no país, 137 das quais no distrito de Braga, num universo de 715, representa "o último reconhecimento do Estado da existência de muitas aldeias". A conclusão é de Joaquim Marques, docente e investigador da temática "Escolas em Meio Rural", para quem o Ministério da Educação "parece pouco preocupado em resolver o problema da Educação junto das comunidades rurais".

Num seminário intitulado "Escolas em Meio Rural", ontem realizado, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, aquele docente insurgiu-se contra o argumento do "insucesso escolar" como principal factor para o fecho ou suspensão de muitas escolas.

No caso do distrito de Braga, onde o estudo do Ministério da Educação aponta, no final deste ano lectivo, para o encerramento de 19% das escolas do 1º Ciclo, Joaquim Marques receia que tal medida resulte "num retrocesso do desenvolvimento do mundo rural", extinguindo-se, assim, o último serviço público do Estado em muitas aldeias minhotas.

Refira-se que, pelos estudos feitos pelo Ministério da Educação, Cabeceiras de Basto é o concelho mais afectado pelo eventual encerramento de escolas, num total de 22 das 38 existentes, seguindo-se Vieira do Minho (20), Celorico de Basto (14), Fafe (16), Terras de Bouro (11), Vila Verde (11), Braga (7), Barcelos (7) e Amares (7). Fonte JN por Magalhães Costa

Dossãos: Reivindica implementação da rede de água



Armindo Pereira, presidente da junta de freguesia de Dossãos, lança ultimato para a implementação da rede de abastecimento público de água, na sua freguesia.

Em entrevista à Rádio Voz do Neiva, o autarca refere que «Se até ao final do presente mandato a rede de abastecimento de água não estiver implementada em toda a freguesia, não serei (re)candidato à junta de freguesia»

O autarca lembra que a factura pelo facto da freguesia ter acolhido, durante 20 anos, o aterro sanitário do concelho «ainda não está liquidada». Salienta mesmo que, «apesar das promessas, Dossãos não recebeu qualquer compensação extra; recebeu o mesmo que todas as juntas de freguesia».

Apesar de reconhecer que será uma obra dispendiosa, daí ter mantido «alguma contenção» até ao momento, reivindica a sua concretização até ao final do mandato.

Lança também um apelo a toda a população para que adira à rede de água, «um bem essencial à qualidade de vida de todos». Fonte Voz do Neiva

Vila Verde: 'Violência Doméstica' debatido a noite passada


A Coordenação Concelhia de Vila Verde do Ensino Recorrente e educação extra escolar, promoviu esta noite uma acção de sensibilização sobre a “violência doméstica”.

Uma acção que surgiu no âmbito da área disciplinar de formação complementar do curso do 2º ciclo do ensino recorrente de adultos. Orientada pelo gabinete de Braga da APAV - – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), dirige-se aos formandos do ensino recorrente e à população em geral.

Sensibilizar os participantes para adopção de comportamentos adequados no seio da família e consciencializar para a importância da integridade física e psicológica dos elementos dos agregados familiares, são os principais objectivos da iniciativa….

A acção decorreu ontem pelas 20 horas, na Escola Eb 2 e 3 de Vila Verde. Fonte Voz do Neiva por MJ

Braga: Concurso de karaoke cantado em francês




Seis escolas de Braga participam, amanhã, na Universidade do Minho, na sexta edição do concurso de karaoke (cantar ao vivo sobre música gravada) em Francês para alunos do Ensino Básico e Secundário.

Segundo fonte do Departamento de Estudos Franceses do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no concurso inscreveram-se alunos das escolas de Vila Seca (Barcelos), Vila Verde, Valença do Minho, Taíde (Póvoa de Lanhoso), Vila Praia de Âncora (Caminha) e Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto). A iniciativa vai ter um júri que atribuirá prémios. O objectivo - sublinha a fonte - "é o de promover junto dos alunos o gosto pelo estudo das línguas e pela área das Humanidades em geral". O departamento salienta que "as línguas, em combinação com as tecnologias de comunicação, também oferecem saídas profissionais interessantes num mundo caracterizado pelo multilinguismo e multiculturalismo". Fonte JN

Prado: Governo apoia novo centro náutico



A Secretaria de Estado dos Desportos está disposta a apoiar a construção de raiz de um edifício para a instalação do Centro Náutico de Prado, em Vila Verde, também vulgarmente designado como Centro de Estágios. A revelação é do vereador do Desporto, que anuncia, ainda, apoios do Governo para a ampliação e modernização da pista de pesca. Cai, assim, por terra o projecto previsto de ampliação e modernização das actuais instalações do clube náutico. A direcção tem insistido na realização de obras de melhorias na actual estrutura, nomeadamente, a modernização dos balneários e do equipamento de ginásio.

A Câmara chegou mesmo a ponderar a atribuição de um subsídio extraordinário de 25 mil euros para aquela obra. Embora sem inviabilizar essa atribuição, o município recebeu, no entanto, o acolhimento da Secretaria de Estado para a concretização do projecto do Centro Náutico.

"Apresentámos à tutela o projecto de restauro e modernização das actuais instalações, mas esta acabou por transmitir que o ideal seria promover um projecto de raiz", revela o vereador Rui Silva, que considera que "a proposta não é pior e até vai ao encontro do desejado".

Isto é, a autarquia concorda com a proposta e prepara agora um projecto concreto contemplando a zona de implantação do edifício. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

Valença: Crime violento, Idosa morta à facada


Uma mulher de 88 anos foi ontem encontrada morta com duas facas espetadas no pescoço, no interior da sua residência em Cristelo Covo, Valença. O homicídio, com contornos macabros, poderá ter ocorrido há três semanas.

O corpo da vítima – Maria da Conceição Martins Fernandes – estava deitado de costas, no chão da cozinha, com vestuário normal do dia-a-dia e com duas facas pequenas, com cabo de madeira, espetadas no pescoço: uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

Depois de várias tentativas de contacto por telefone sem sucesso, familiares residentes em Vila Nova de Gaia – genro e neta – foram ontem à casa onde a vítima vivia sozinha. Não vislumbraram qualquer reacção aos chamamentos efectuados e depararam com portas e janelas fechadas. Optaram por pedir ajuda aos Bombeiros de Valença, que solicitaram o acompanhamento da GNR.

Por volta das 12h30, os Bombeiros partiram um vidro da porta principal de acesso e entraram na habitação, situada no Lugar de Tróias. “Não havia muito sangue nem cheiro que indiciasse decomposição, apesar dos vizinhos garantirem que já há semanas que não a viam”, descreveu fonte dos Bombeiros, que – depois de efectuadas as análises ao local pelos investigadores da Polícia Judiciária de Braga – transportaram o corpo da vítima para a morgue do Centro Hospitalar do Alto Minho.

O roubo de dinheiro terá sido o móbil do crime, conforme reconheceram ontem vários populares e vizinhos, que andavam intrigados por, há já muitos dias, não terem quaisquer sinais da mulher, que foi proprietária de uma pastelaria e que, depois de reformada, vivia numa casa alugada, por cima de uma oficina de escapes e junto à EN13, que liga Valença a Viana do Castelo.

COMUNIDADE CHOCADA

As circunstâncias da morte de Maria da Conceição deixaram a população de Cristelo Covo chocada e estupefacta. O caso volta a trazer à memória o assassinato ocorrido há sete anos, a mais de 60 quilómetros de distância: três idosas mortas à picareta, na sua casa em Coucieiro, Vila Verde. A PJ nunca conseguiu identificar os autores do macabro crime, que ontem foi recordado por vários populares. “É horrível fazerem coisas destas a alguém com tanta idade e que já nem oferece resistência”, lamentou António Martins, funcionário num armazém vizinho da casa de Conceição, sublinhando que ninguém se apercebeu que “algo de estranho ou tão horrível pudesse ter ali ocorrido”. O mesmo reconheceu o arrendatário da habitação, Manuel Alves, que lembrou que Maria da Conceição “era muito certinha a deixar o dinheiro da renda no dia 8 de cada mês, só que desta vez isso não aconteceu. Não fiquei preocupado, mas estranhei. Já andava para lá ir há vários dias, para ver o que passava, mas alguém foi lá primeiro e encontrou aquele cenário brutal”. Fonte Correia da Manhã por Mário Fernandes

Vila Verde: Produção e criação dos lenços em DVD


A Associação de Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) lançou um DVD sobre "O caminho da certificação", um instrumento multimédia que exibe todo o percurso histórico da criação e produção dos lenços dos namorados, assim como todos os mecanismos e procedimentos que sustentam a certificação de exemplares. "Este instrumento pretende contar a história da tradição, a sua passagem à certificação, a forma como se promoveu, dignificando o produto, passando pela inovação dos motivos dos lenços", explica a coordenadora geral da Adere-Minho.

Teresa Costa refere ainda que "o DVD exibe várias acções desenvolvidas para a promoção do artesanato, assim como testemunhos de artesãos e líderes associativos que têm assegurado a preservação e valorização dos lenços dos namorados no Minho", com realce para a actividade do Viveiro de Artesanato que está, precisamente, instalado na sede da Adere-Minho, em Soutelo, Vila Verde.

A coordenadora geral realça ainda a importância da obra para "a valorização de um produto com uma riqueza social, cultural e artística fortemente reconhecida já a nível nacional, por força de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido desde os anos 90, em articulação com vários municípios". Ainda assim, a Adere-Minho quer estender a sua intervenção a Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho. Fonte JN

Dossãos: Inauguração de obras de melhoramento

A Câmara Municipal de Vila Verde, a Junta de Freguesia e o Conselho Económico e Paroquial de Dossãos inauguram, no próximo sábado, dia 25 de Março, às 16h00, as obras de alargamento do cemitério e requalificação do Adro da Igreja local.

A Cerimónia será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia, Armindo Pereira, e do pároco, padre Domingos Mendes.

Será antecedida da celebração eucarística, às 16h00. Seguem-se as cerimónias de inauguração, às 17h00, no Adro da Igreja Paroquial. Pelas 18h00, realiza-se um lanche-convívio, na residência paroquial. Fonte Voz do Neiva

Covas: Chuva e vento fazem estragos


Menos normal terão sido os ventos fortes que se verificaram ontem, e que provocaram estragos, como um deslizamento de terras na freguesia de Balasar, que interrompeu uma das faixas de rodagem da EN 101, no sentido Braga-Guimarães.

Também em Covas, Vila Verde, um desprendimento de terras interrompeu, durante hora e meia, ao princípio da tarde, o trânsito na estrada que liga aquele concelho a Ponte da Barca, tendo um veículo ligeiro sido ainda atingido por uma das árvores que caíram àquela via. Porém, não se registaram feridos.

Esta enxurrada de pedras, lama e árvores destruiu cerca de meia centena de metros de rails de protecção que ladeavam a estrada, poupando um autocarro.

O proprietário do terreno atingido, situado no lugar de Fundevila, em zona de acentuada inclinação, António Gonçalves, observou "Não me chegam três mil euros para fazer aqui um muro de protecção. Só posso cortar as restantes árvores antes que o mau tempo faça isso por mim". Fonte JN por Fernando Timóteo

Vila Verde: Clube de natação já tem novo presidente



Maria João Leite assumiu a presidência da direcção do Clube de Natação de Vila Verde. A bancária sucede ao empresário Vítor Pinto, que abandonou no final do início do ano, invocando falta de condições para prosseguir

A saída de Vítor Pinto levou à ascensão de Maria João Leite, que assumiu interinamente a presidência da direcção, até à assembleia-geral realizada na noite desta quarta-feira.

Este é o resultado de um período conturbado no seio do clube, motivado pela crise financeira. Esta foi, aliás, a razão principal invocada pelos treinadores da equipa de competição – com José Manuel Borges à cabeça – para suspenderem a actividade.

Os cinco treinadores de competição do Clube de Natação de Vila Verde suspenderam a sua actividade há cerca de duas semanas. Estes invocaram salários em atraso e falta de condições de trabalho.

A decisão de suspender a actividade teve lugar após uma reunião realizada entre a direcção e o coordenador técnico do clube, José Manuel Borges. A direcção comunicou não dispor de condições financeiras para liquidar o salário que vencia naquela altura. Terá mesmo adiantado que não dispunha de perspectivas para continuar a garantir o pagamento dos vencimentos no futuro.

José Manuel Borges terá logo adiantado a sua indisponibilidade para continuar. Na semana seguinte, os restantes quatro treinadores solidarizaram-se com José Manuel Borges, alegando que só continuariam caso o técnico também ficasse.

Os técnicos entregaram, então, o caso a um advogado, que está a fazer o acompanhamento e encaminhamento jurídico correspondente. O processo está agora nas mãos do advogado Lázaro Ferreira, que vai tentar reunir com os dirigentes do clube para tentar encontrar uma solução. No entanto, tudo indica que alguns dos treinadores deverão seguir com o caso para o tribunal.

A direcção do CNVV reconhece que o clube atravessa alguns problemas financeiros, mas esperava mais compreensão do «grande mentor» deste projecto.
«Foram eles que abandonaram o clube», assegura a direcção. «Foram os treinadores que, de forma unilateral e inflexível, se auto-excluíram», vinca a direcção.

A direcção deixa claro que os treinadores não podem dizer que foram despedidos, já que trabalhavam no clube a recibos verdes. )

A direcção do clube deve anunciar, ainda esta semana, a composição da nova equipa técnica. Ao que apurámos, deverá ser composta por três treinadores, incluindo um novo coordenador-técnico. Para já os treinos estão a ser monitorizados por dois professores. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Vila Verde: Novos cursos na Aliança Artesanal

A Cooperativa Aliança Artesanal, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde e em parceria com Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE) vai promover mais três acções de formação Bordados a Branco e Bordados de Aplicação de Cambraia de Linho, com uma carga horária de 70 horas, a realizar em Maio e Junho de 2006; Decoração Cerâmica, Aperfeiçoamento, com a carga horária de 70 horas, a realizar em Maio e Junho de 2006; e Têxteis, Confecção de Novos Produtos, com uma carga horária de 70 horas, a realizarem Setembro 2006. As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Maio nas instalações da Aliança Artesanal, em Vila Verde.

"Estas acções de formação permitem qualificar muitas artesãs e, desta forma, dar-lhes alguma autonomia para formarem pequenas áreas de negócio, ou, quando muito, gerarem complementos financeiros no seio familiar", começa por dizer o presidente da Câmara de Vila Verde, vincando mesmo que "a qualificação profissional começa por estes pequenos passos". José Manuel Fernandes sublinha, entretanto, que "o Município de Vila Verde tem sido um bom exemplo ao nível da promoção de diversas acções de formação, tanto para qualificar as pessoas, assim como para preservar um nosso valiosíssimo espólio tradicional".

A coordenadora-geral da Cooperativa Aliança Artesanal, refere que aquele organismo "tem sido responsável pela formação de jovens artesãos, que, colocando um grande rigor na execução das peças, têm valorizado, conservado e reinventado o património histórico-cultural do nosso concelho e Região". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira


Nova Música da Semana dedicada a Todos os VilaVerdenses espalhados por toda a África, música que pertenceu ao cantor São Tomense, Camilo Domingos, que nos deixou no passado mês de Agosto, mas que ficou eternizado para sempre com a sua música!

Braga: Galegos querem ver canais portugueses


Transmitir em sinal aberto para toda a Galiza os quatro canais televisivos portugueses é a principal reivindicação de uma plataforma independente para a recepção dos canais lusos na região espanhola vizinha apresentada em Braga.

Com gente de vários quadrantes, a plataforma está a mobilizar a opinião pública e pressionar o presidente da Galiza e do governo espanhol, "pouco interessados em aceder a esta proposta", para reintegrar a língua galega na lusofonia.
O movimento acusa mesmo os dois países de estarem a desrespeitar a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, que ambos ratificarem no Conselho da Europa e que prevê num dos seus artigos que se "assegure a transmissão de meios de comunicação em países vizinhos com a mesma língua", um pouco à semelhança do que se passa já na Bélgica e na Suíça. Fonte Mais Actual

Braga: Morreu o quarto jovem vítima de despiste


Um dos jovens da equipa de juniores do Inter da Boavista, que teve um acidente na zona de Braga no passado dia 12, faleceu esta noite. É a quarta vítima mortal deste despiste.

O jovem, de 18 anos, estava em coma no Hospital de Santo António, no Porto. «A situação era muito grave e acabou por falecer durante a noite», disse ao PortugalDiário fonte do gabinete de Relações Públicas do hospital.

Inicialmente tinha sido levado para o Hospital de São Marcos, em Braga, mas depois foi transferido para o Porto, devido à gravidade dos ferimentos.

O acidente, que ocorreu no passado dia 12, pelas 8:45 horas, na Variante que liga Braga a Prado, em Vila Verde, envolveu uma carrinha do Inter da Boavista, de Braga, em que seguiam oito jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, jogadores daquele clube recreativo e desportivo, e o condutor.

Por motivos ainda não esclarecidos, a carrinha despistou-se e embateu violentamente num dos pilares de um viaduto da EN101. Fonte Site Portugal Diário

Prado: GNR apanha dois menores em flagrante


A GNR de Prado, Vila Verde, apanhou em flagrante três indivíduos a tentar roubar um Honda Civic para, ao que tudo indica, usar no ‘tuning’ – carros transformados e utilizados em corridas.

À voz de prisão, dois dos rapazes, um com 16 e outro com 17 anos, obedeceram, mas um terceiro, bastante mais velho, conseguiu fugir a pé e esconder-se das autoridades.

O caso deu-se num local onde se cruzam várias ruas e, enquanto os agentes da patrulha tentavam imobilizar os dois que acabaram por ser detidos, o outro conseguiu escapar, saindo da vila e escondendo-se, tudo indica, em campos agrícolas”, explicou ao CM fonte da GNR.

Na operação, que decorreu por volta das 05h30 da madrugada de domingo, a GNR apreendeu outras duas viaturas, também Honda Civic, que o trio tinha roubado nas cidades de Braga e da Póvoa de Varzim.

Presente ao Tribunal de Vila Verde, o rapaz de 17 anos foi constituído arguido e alvo de termo de identidade e residência como medida de coacção. Quanto ao de 16 anos, o caso foi entregue ao Tribunal de Família e Menores de Braga.

No decorrer dos interrogatórios, as autoridades apuraram que as viaturas roubadas tinham como destino oficinas especializadas em ‘tuning’, a arte de modificar vários aspectos das viaturas, incluindo a carroçaria e potência do motor.

“Este trio, que deve trabalhar para um grupo mais alargado, dedicava-se ao roubo do tipo de viaturas mais procuradas para o ‘tuning’, como é o caso dos Honda Civic”, disse fonte policial.

A mesma fonte adiantou que os que estiverem em bom estado são transformados e que os outros, mais desgastados, são desmontados para aproveitamento de peças.

As autoridades suspeitam que, só desde o início deste ano, nos distritos do Porto e Braga, tenham sido roubadas mais de duas dezenas de viaturas, sobretudo Honda Civic, Volkswagen Golfe e Opel Tigra, tendo como destino o ‘tuning’. Fonte Correio da Manhã por Secundino Cunha

Vila Verde: Carros da BT informatizados



As primeiras duas viaturas da Brigada de Trânsito (BT) de Braga estão já dotadas do novo sistema informático que permitirá a obtenção de dados sobre o condutor em tempo real, durante as operações de fiscalização. O governador civil, que visitou o quartel ontem, com o intuito de tomar contacto com esta nova realidade, sublinhou a importância da modernização e não esqueceu a urgência de um novo espaço de trabalho para esta força de segurança, já que aquele "não tem as mínimas condições".

Para já é um par de viaturas, mas, "gradualmente", serão mais duas dezenas. A frota da BT, exceptuando os carros velhos, receberá a "motherboard" inimiga da burocracia. "É um sistema que permite detectar se o condutor tem carta, se está válida ou foi apreendida e se o veículo tem a inspecção em dia, por exemplo. Permite uma melhor fiscalização e uma maior operacionalidade. É um salto qualitativo", revelou Fernando Moniz.

O representante do Governo garante que a total cobertura, quer da GNR como da PSP será feita em tempo útil, mas de uma forma gradual. O mesmo não se pode dizer do quartel da GNR bracarense. Durante a visita, alguns agentes brincaram com a situação, mas a luta já é quase tão antiga como o velho edifício centenário. "Venham por aqui. Aproveitam e vêem onde trabalhamos", brinca o responsável pela BT, tenente Filipe Martins.

O governador é um pouco mais cáustico. Hoje mesmo a questão do quartel estará em cima da mesa numa reunião com o Ministério da Administração Interna, afiança. "Um novo espaço é uma grande prioridade. Este quartel tem vindo a ser alvo constante de intervenções que já nada resolvem. É preciso evoluir coerentemente para garantir melhores condições de segurança", disse, acusando a "degradação permanente".

Para Fernando Moniz a falta de verba não serve já como argumento. "Há soluções que podem evitar despesa pública. Inovação do ponto de vista financeira. Uma permuta, por exemplo", insistiu. No que toca a questões do âmbito da intervenção da BT, o tenente-coronel Filipe Martins foi questionado sobre o elevado nível de sinistralidade na variante entre Braga e Vila Verde e possíveis medidas a adoptar, que serão nenhumas.

Isto porque a BT, apesar do trágico acidente que ocorreu recentemente com uma carrinha cheia de adolescentes, garante que aquela não é a via com mais acidentes do distrito, pelo que a fiscalização não deverá ser reforçada. Também o acréscimo de novas auto- estradas no plano rodoviário distrital- hoje, por exemplo, será inaugurado o troço entre Guimarães e Felgueiras- não é motivo de receio. Pelo contrário "A abertura de novas vias reduz o tráfico intenso nas nacionais, onde costuma haver mais acidentes", sublinhou, revelando não que a BT não tem falta de meios para patrulhar tantas vias. Fonte JN por Denisa Sousa

Vila Verde: Carros da BT informatizados

As primeiras duas viaturas da Brigada de Trânsito (BT) de Braga estão já dotadas do novo sistema informático que permitirá a obtenção de dados sobre o condutor em tempo real, durante as operações de fiscalização. O governador civil, que visitou o quartel ontem, com o intuito de tomar contacto com esta nova realidade, sublinhou a importância da modernização e não esqueceu a urgência de um novo espaço de trabalho para esta força de segurança, já que aquele "não tem as mínimas condições".

Para já é um par de viaturas, mas, "gradualmente", serão mais duas dezenas. A frota da BT, exceptuando os carros velhos, receberá a "motherboard" inimiga da burocracia. "É um sistema que permite detectar se o condutor tem carta, se está válida ou foi apreendida e se o veículo tem a inspecção em dia, por exemplo. Permite uma melhor fiscalização e uma maior operacionalidade. É um salto qualitativo", revelou Fernando Moniz.

O representante do Governo garante que a total cobertura, quer da GNR como da PSP será feita em tempo útil, mas de uma forma gradual. O mesmo não se pode dizer do quartel da GNR bracarense. Durante a visita, alguns agentes brincaram com a situação, mas a luta já é quase tão antiga como o velho edifício centenário. "Venham por aqui. Aproveitam e vêem onde trabalhamos", brinca o responsável pela BT, tenente Filipe Martins.

O governador é um pouco mais cáustico. Hoje mesmo a questão do quartel estará em cima da mesa numa reunião com o Ministério da Administração Interna, afiança. "Um novo espaço é uma grande prioridade. Este quartel tem vindo a ser alvo constante de intervenções que já nada resolvem. É preciso evoluir coerentemente para garantir melhores condições de segurança", disse, acusando a "degradação permanente".

Para Fernando Moniz a falta de verba não serve já como argumento. "Há soluções que podem evitar despesa pública. Inovação do ponto de vista financeira. Uma permuta, por exemplo", insistiu. No que toca a questões do âmbito da intervenção da BT, o tenente-coronel Filipe Martins foi questionado sobre o elevado nível de sinistralidade na variante entre Braga e Vila Verde e possíveis medidas a adoptar, que serão nenhumas.

Isto porque a BT, apesar do trágico acidente que ocorreu recentemente com uma carrinha cheia de adolescentes, garante que aquela não é a via com mais acidentes do distrito, pelo que a fiscalização não deverá ser reforçada. Também o acréscimo de novas auto- estradas no plano rodoviário distrital- hoje, por exemplo, será inaugurado o troço entre Guimarães e Felgueiras- não é motivo de receio. Pelo contrário "A abertura de novas vias reduz o tráfico intenso nas nacionais, onde costuma haver mais acidentes", sublinhou, revelando não que a BT não tem falta de meios para patrulhar tantas vias. Fonte JN por Denisa Sousa

Vila Verde: Crise afecta o Clube de Natação



Os treinadores de competição do Clube de Natação de Vila Verde suspenderam a sua actividade. Em causa estão os salários em atraso e alguns problemas resultantes de alguma falta de solidez directiva.

A decisão de suspender a actividade teve lugar após uma reunião recente entre a direcção e a equipa técnica. A direcção referiu claramente não dispor de condições financeiras para liquidar os salários e terá mesmo adiantado que não dispõe de meios para continuar a garantir o pagamento dos vencimentos.

Nesta altura, os treinos das equipas de competição estão suspensos. Os atletas terão que manter a forma sem orientações dos seus treinadores.
Ao que apurámos, apenas está em actividade a área de formação.

O caso foi já entregue a um advogado, que está a fazer o acompanhamento e encaminhamento jurídico correspondente.

O coordenador-técnico do clube, José Manuel Borges, remete qualquer esclarecimento para o advogado.

A Rádio Voz do Neiva ainda não conseguiu obter uma posição da direcção, cuja presidência – depois da saída de Vítor Pinto, no início do ano – está entregue a Maria João Leite, acompanhada dos restantes membros que compunham a direcção. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Moure: Prova de MotoCrosse já no próximo Domingo


A primeira grande prova ‘a doer’ da recém-criada pista de motocrosse de Moure está agendada para o dia 19 de Março, com início às 14h00, sob o patrocínio da Associação Juvenil de Moure, com o apoio da Junta de Freguesia e com organização da Comissão de Festas de Sto André e S. Bento.

A prova terá lugar no Lugar de Stº André, bem no interior da Freguesia, onde está instalada uma moderna pista de motocrosse.

A organização estima a presença de muitos pilotos, alguns mesmo categorizados. Em paralelo, são aguardadas perto de cinco milhares de pessoas.
A iniciativa vai, depois, repetir-se no Verão, talvez no mês de Julho. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Vila Verde: Cães vadios vagueiam pelas ruas



Os moradores dos lugares adjacentes ao Campo de Jogos da Cruz do Reguengo (Vilaverdense FC) queixam-se dos inúmeros cães que invadem aquela área. O retrato público deste caso foi feito pelos jornais da região – Terras do Homem e Vilaverdense – e denunciado junto da Associação de Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, que se mostra ‘impotente’ para albergar tantos cães que vagueiam por aquela área…

Vila Verde é, ao que tudo indica, uma zona privilegiada para depósito de cães. Não são raras as vezes que se assiste ao crescimento exponencial de cães abandonados, sobretudo no período de Verão. Acabam por vaguear pelo centro, à procura de alimento, mas acabam por ser expulsos. Resta-lhes seguir para a periferia.

É aí que encontram algum ‘sossego’ e ‘alimento’ junto dos inúmeros sacos de lixo à espera de serem recolhidos pelos serviços municipais. Só que ali se eternizam, provocando algum embaraço aos habitantes.

As ruas na encosta contígua ao campo de jogos do Vilaverdense são os locais preferidos. Só que as queixas dos residentes têm aumentado de tom, exigindo medidas por parte dos serviços veterinários municipais ou da Associação de Defesa dos Animais e Ambiente.

Ambos os organismos se mostram impotentes para resolver tão delicado assunto. É que o abate dos animais é, invariavelmente, o destino nestes casos.

A Associação de Defesa dos Animais de Vila Verde diz que já não dispõe de mais espaço para albergar os canídeos, enquanto não mudar as suas instalações para a Quinta de Lanhas.
O assunto promete discussão nos órgãos municipais competentes, que tentam «encontrar uma solução provisória», referiu fonte do Município de Vila Verde.
Fonte Voz do Neiva

Cervães: inaugura hoje instituição bancária



A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Verde e Terras de Bouro inaugura, hoje, um novo balcão. A nova dependência daquela instituição bancária fica instalada na freguesia de Cervães, freguesia estrategicamente situada na zona sudoeste do Concelho de Vila Verde.

O novo balcão da Caixa de Crédito Agrícola está instalado no Centro Comercial, em pleno centro da freguesia. A sua instalação implicou a remodelação e modernização do espaço, conferindo maior comodidade e atractividade à zona nobre da freguesia de Cervães.

Este é já o quinto balcão da Caixa de Crédito Agrícola de Vila Verde e Terras de Bouro, juntando-se ao de Vila Verde (sede), Atães/Portela do Vade, Terras de Bouro e Moure.

A Cerimónia de Inauguração do balcão de Cervães tem início às 10h00 e estarão presentes diversos responsáveis nacionais da Caixa Agrícola e representantes autárquicos. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Portugal: Vila Verde incluído num dos casos da Vida Real


MALVADEZ

Malvadez” e “perversidade”. Foi assim que o juiz do Tribunal de Vila Verde, Braga, qualificou Maria Costa, do lugar de Valdreu, que em Maio de 2002 agrediu à paulada e empurrou para um valado a vizinha Claudina, que apanhava laranjas com uma neta. A vítima esteve um ano tetraplégica no Hospital de S. Marcos antes de morrer. Maria Costa agiu sem motivos e foi condenada a três anos de prisão, suspensos por quatro, por ofensas corporais agravadas pelo resultado (morte). O juiz não considerou que tivesse havido intenção de matar. A agressora – mãe de três filhos – era descrita como “conflituosa” e por diversas vezes ameaçou e agrediu os vizinhos.

POR CAUSA DE UM CÃO

Era hora de almoço do dia 26 de Setembro de 2003 quando Manuel Carneiro e a mulher, Alzira, foram feridos a tiro. Ele com quatro disparos de uma pistola 6,35 mm – dois no abdómen, um no ombro e outro na perna – e ela por um. O agressor foi Artur Alves, vizinho e dono de um café, em Ferreiros, Braga. O motivo: um pastor-alemão. O cão, propriedade de Artur, não deixou Manuel e Alzira dormir durante largos meses. Estes refilaram e a conversa subiu de tom naquela manhã. Artur sentiu-se ofendido com as ‘bocas’ ouvidas e perdeu a paciência. As famílias já andavam desavindas há 14 anos.

GALÊS TEM MATILHA

A população de Sobradinho de Alfeição, Loulé, apresentou queixa-crime contra um vizinho galês, que acolhe na sua casa uma matilha de cães abandonados. Acusam o estrangeiro, de 50 anos, de deixar os cães à solta durante a noite. A matilha terá atacado vários rebanhos de gado. O último ocorreu no dia 17 de Fevereiro, e resultou na morte de 23 ovelhas. O galês nega tudo e diz que não tem cães. Os populares alegam ainda que os cães também atacam as pessoas.

MÁ VIZINHANÇA ACABA EM TRAGÉDIA EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS

- Os pais de Nélson Carneiro foram alvejados a tiro por um vizinho, proprietário de um café, na Rua António Antunes Cabral, em Ferreiros, Braga, depois de uma acesa discussão por causa de um cão, pastor-alemão. O homem de 57 anos e a sua mulher, de 59, ficaram feridos.

- A tragédia abateu-se sobre S. Xisto, pequena aldeia do Douro. Um homem, movido pelo ciúme, pegou numa caçadeira e assassinou a mulher e um casal de vizinhos. A seguir, suicidou-se. Estava escrita uma das páginas mais negras da história, algo de que ninguém quer voltar a falar.

- Barulho em casa, animais domésticos, falta de pagamento de condomínio e uso irregular de espaços comuns são alguns dos problemas que enfrentam muitos moradores de prédios. A Deco recomenda que os problemas sejam levados aos julgados de paz, para serem resolvidos de forma rápida.

MOTIVOS DA DISCÓRDIA

NO MEIO RURAL

- Delimitações de terrenos

- Acesso a propriedades

- Poços de água

- Negócios

- Ciúme

NO MEIO URBANO

- Barulho

- Animais domésticos

- Pagamentos de condomínio

- Ciúme

- Utilização dos espaços comuns

QUANDO A LUTA É ENTRE FREGUESIAS

Há em Portugal freguesias inteiras que nutrem por outras freguesias vizinhas ‘ódios de morte’ por causa, maioritariamente, das linhas imaginárias que fazem a fronteira entre os povos desavindos. Amares e Ferreiros, no concelho de Amares, distrito de Braga, são um exemplo.

As freguesias vizinhas estão de costas voltadas por causa do local onde uma começa e a outra acaba. É a ‘guerra das placas’. Ferreiros defende que os limites da freguesia são os ‘quatro caminhos’, um cruzamento. Amares diz que não, que a fronteira é feita na linha de água do ribeiro que lá passa. Os ‘quatro caminhos’ e o ribeiro estão separados por apenas 20 metros, onde até está instalado o café Ponto de Encontro, que não toma partido. Espaço curto para ‘guerra’ tão grande.

A disputa teve o seu auge em Julho de 2003, mas as únicas baixas das ‘batalhas’ entre Amares e Ferreiros foram as placas com o nome das terras. No dia 2 de Julho, Ferreiros retirou a placa colocada por Amares e, 15 metros à frente, colocou outra com o seu nome. “Há dois anos que não respondiam aos nossos ofícios sobre o assunto”, justificou então António Barros, autarca de Ferreiros.

A assembleia da freguesia de Amares reuniu de emergência e deu oito dias para Ferreiros “repor a legalidade”. O autarca José Queiroz ameaçou mesmo com uma queixa no Ministério Público. Na semana seguinte, a placa de Ferreiros apareceu duas vezes caída no chão, mas foi recolocada. A solução, encontrada pela Câmara de Amares, foi recolher as duas placas. Mas a polémica continua.

DESAVENÇAS RESOLVIDAS NOS JULGADOS DE PAZ

Joaquim Rodrigues da Silva, jurista da ‘Dinheiro e Direitos’, da Deco, lembra que nem todos estão preparados para lidar com problemas de vizinhança. “A sensação que temos é que muitas pessoas não sabem o que fazer em relação a determinadas questões deste tipo”, afirma o jurista. “Mas é importante chamar a atenção de todos para a grande ajuda que os julgados de paz vieram dar, uma vez que os conflitos podem ser resolvidos de forma rápida”, sublinha.

Criados em 2002, os julgados de paz estão hoje espalhados por todo o País. Uma das áreas para que estão vocacionados é o Direito sobre bens móveis ou imóveis – como por exemplo propriedade, condomínio, escoamento natural de águas, comunhão de valas, abertura de janelas, portas e varandas, plantação de árvores e arbustos, paredes e muros divisórios. Ou seja, uma lista detalhada dos motivos de zangas que, muitas vezes acabam em tragédia em Portugal.

Nos julgados de paz, a mediação é a palavra-chave e é frequente não haver vencedores nem vencidos. De acordo com dados do Ministério da Justiça, relativos a Janeiro de 2006, o tempo médio de resolução de um processo rondava os 50 dias e as taxas de resolução de processos entrados eram superiores a 80 por cento em todos os julgados, à excepção do do Porto.
Fonte Correio da Manhã por Ricardo Marques, com A.M.S., C.P., C.G, .V., L.C.R., S.C., M.F., R.C. e S.A.V


Minho: Autarcas minhotos chamam atenção do Governo à estrada EN101


O Secretário de Estado das Obras Públicas vem na próxima quarta-feira ao Alto Minho reunir com os autarcas de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Braga e Vila Verde.
O encontro que vai decorrer na Vila de Vassalo Abreu é o segundo que se realizar com o objectivo de pressionar o governo a avançar com a construção de uma via rápida em perfil de auto-estrada entre Braga e Monção.
Os cinco Presidentes de Câmara vão na próxima quarta-feira sensibilizar o Secretário de Estado das Obras Públicas, porque como garante Vassalo Abreu a estrada nacional 101 já não serve os interesses da região. Fonte Site Mais Actual

Portugal: Cavaco Silva toma hoje posse como Presidente da República


Aníbal Cavaco Silva está a poucas horas de ser investido presidente da República Portuguesa. Ontem, na véspera da tomada de posse, Cavaco Silva almoçou em privado com o Presidente Jorge Sampaio e avistou-se com o príncipe Felipe. O herdeiro do trono de Espanha é um dos 900 convidados que vão assistir à cerimónia desta manhã. George Bush, o pai do actual presidente norte-americano, é outro dos ilustres convidados.

À EuroNews, o presidente eleito apontou o crescimento económico e o reposicionamento internacional de Portugal como as grandes prioridades durante o mandato que hoje inicia.

"No que diz respeito ao grande desafio do ponto de vista de Portugal é reencontrar a trajectória de aproximação ao nível do desenvolvimento médio da União Europeia. No que diz respeito ao papel de Portugal é o de contribuir para a construção europeia, tendo em devida conta as preocupações dos cidadãos europeus. Além disso, também pode trazer uma mais-valia importante, que é a sua capacidade de intermediação com África, com o Brasil, com a América Latina e com o outro lado do Atlântico, são mais-valias que Portugal pode trazer à União Europeia".

Ontem, Jorge Sampaio foi agraciado com o Grande Colar de Torre e Espada, uma condecoração tradicionalmente atribuída aos presidentes cessantes. Hoje, Sampaio será distinguido pelo novo chefe de Estado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.Há dez anos, quando chegou a Belém, Sampaio teve o mesmo gesto em relação a Mário Soares. Fonte EuroNews

Vila Verde: Comemora Dia da Mulher


Por que somos “mulher”
receptáculo da vida.
Mãe, irmã, esposa, amiga
o que de melhor há na vida
.
Excerto de um poema de Malva Barros

Vila Verde comemora hoje com diversas actividades o Dia da Mulher, as actividades serão as seguintes:

Programa - 8 de Março – 2006
DIA INTERNACIONAL DA MULHER


09.00h às 12.30h - Rastreio Médico
“ Acção de Rastreio Visual”
Local: Edifício Paços do Concelho, em Vila Verde
Apoio: Multiopticas


09.00h às 16.30h - Rastreio Médico
“ Acção de Rastreio Osteoporose”
Local: Edifício Paços do Concelho, em Vila Verde
Apoio: Centro de Saúde de Vila Verde


Distribuição de
documentação informativa
“ Saúde Feminina”
Local: Edifício Paços do Concelho, em Vila Verde
Biblioteca Municipal, em Vila Verde
Org.: Aliança Artesanal - Projecto Reativar Saberes, Reforçar Equilibrios Locais


10.30h - Acção Desportiva
“ Sempre activa, vida longa”
Local:Largo da Capela de S. Bento, em Moure

15.00h - Ofícina de Trabalho
“ A t’shirt da Partilha”
Traga uma t’shirt e junte-se a nós, vamos
bordar a t’shirt da partilha das tarefas familiares
Local: Biblioteca Municipal, em Vila Verde
Org.: Aliança Artesanal - Projecto Reativar
Saberes, Reforçar Equilibrios Locais


16.30h - Prova de Tiro Feminina
Local: Campo de Tiro Dr. Domingos Pereira, Vila Verde
Org.: Clube de Caça e Pesca de Vila Verde


17.00h - Prova de Canoagem
“ Mulher Aventura”
Local:Praia Fluvial, Vila de Prado
Org.: Club Náutico de Prado


Exposições


IGUALDADE
Local: Câmara Municipal de Vila Verde

A MULHER E A LITERATURA
“Uma Constante na Biblioteca”

Local: Biblioteca Professor Machado Vilela

Vila Verde: Restaurante Torres abre portas às iguarias do Norte Alentejano


Durante esta semana vai ser possível provar algumas das especialidades do Alentejo. Salada de Grão, Ensopado de Veado, Migas de Espargos Bravos, Sopa de Cação, e claro os doces conventuais, entre outros, vão estar à disposição dos minhotos. Também disponível está uma exposição com venda a público do artesanato desta região

Desde segunda feira é já possível saborear as igua- rias alentejanas no ‘Restaurante Torres’, em Vila Verde. Esta semana gastronómica termina no dia 12.
A Semana Cultural do Norte Alentejano traz ao Minho os sabores daquela região do sul do país. Para isso, o “Restaurante Casa David”, de Portalegre cedeu o seu cozinheiro, Joaquim Ramalho, para produzir, entre outras coisas, a sopa de perdiz, as favas com chouriço e o ensopado de borrego ou os doces conventuais como a encharcada de noz e as barrigas de freira.

A iniciativa realiza-se no ‘Restaurante Torres’ onde está agora o cozinheiro de Portalegre. Segundo Fernando Torres, proprietário da casa em questão,“a ideia surgiu quando estivémos a representar a gastronomia minhota no festival de Santarém. No festival conhecemos as pessoas da Região de Turismo do Alto Minho e do Alto Alentejo e eles lançaram-nos este desafio. Nós achámos interessante e aceitámos.”
Fernando Torres referiu que a “gastronomia alentejana é muito boa e completamente diferente da minhota.”

Até agora, a semana cultural está a ser muito bem aceite pelo público e o ‘Restaurante Torres’ encheu no dia de abertura tendo já marcações para os 8 dias do festival. Tanto que está iminente a representação do Minho no Alentejo. “Ainda não temos data definida, estamos dependentes da marcação dos donos do ‘Casa David’, mas certamente que iremos ao Alentejo”, disse o proprietário do restaurante.

Também o presidente da Região de Turismo do Norte Alentejano está satisfeito com o sucesso desta iniciativa. “ Eu penso que há duas regiões no país que têm enormes potencialidades do ponto de vista da riqueza dos seus produtos, o Minho e o Alentejo e há uma grande procura das pessoas Minho pelo Norte Alentejano” referiu Ceia da Silva, que considera a zona de Braga muito importante a nível de turismo cultural e gastronómico, uma vez que “ que esta zona é também muito conhecida pela sua gastronomia e como tal é importante vir aqui e dar a conhecer um pouco daquilo que se pode comer e ver no Alentejo”.

Já Henrique Moura, presidente da Região de Turismo do Verde Minho considera que“esta acção é bonita e interessante, e vai fazer com que muitos minhotos vão ao Alentejo. É uma acção de marketing e de promoção que vai trazer os devidos trunfos à região.” Quanto a levar o Minho ao Alentejo, Henrique Mota já não é tão optimista e queixa-se da falta de apoios financeiros. “Eu estou numa região que é considerada rica e como tal não tem grandes apoios. O Alentejo é conhecido por ser pobre e tem outras ajudas financeiras e este festival, que agora acontece, foi patrocinado. Naturalmente que, se arranjar alguns apoios fianceiros, quer institucionais quer privados, estarei muito contente por fazer uma semana gastronómica no Alentejo.”

A Semana Cultural traz ao Minho não só a gastronomia alentejana, mas também a sua cultura, numa exposição onde se podem comprar a olaria pedrada de Nisa ou as tradicionais rendas e bordados. Fonte Correio do Minho por Mariana Pinto Ferreira

Prado: Reivindica ensino secundário


Movimento Independente reclama a construção da via para a Zona Industrial de Oleiros

O Movimento Independente do Concelho de Prado (MICP) acaba de interpelar o Ministério da Educação (ME) sobre a instalação do Ensino Secundário na Vila de Prado "até ao ano de 2010". Num outro ofício dirigido ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), o MICP reclama a construção do acesso rodoviário à Zona Industrial de Oleiros.

Ambas as cartas dão cumprimento à deliberação da Assembleia-Geral da Associação, tomada em 19 de Novembro último. Na exposição enviada ao ME, o movimento lembra "a ausência de transportes públicos ao longo das últimas décadas para os estudantes residentes nas freguesias a sul do concelho", que os obriga ao "recurso aos liceus da cidade de Braga para poderem frequentar o ensino secundário". Acrescenta, ainda, que "a dicotomia Vila Verde (sede do Concelho) e Vila de Prado (a freguesia mais populosa) tem prejudicado seriamente a juventude das freguesias da zona sul". É neste enquadramento, que o movimento considera "imprescindível a criação do Ensino Secundário na Vila de Prado, que serve as freguesias da Ribeira do Neiva".

O MICP fala, assim, da necessidade do Ministério liderado por Maria de Lurdes Rodrigues, proceder "de imediato à expropriação do terreno necessário e melhor localizado na Vila de Prado, por forma a aproveitar uma rede de transportes públicos existentes e que circulam nas estradas nacionais 201 e 205 e municipais 540 e 541, dando como prazo o ano de 2010.

Numa outra carta dirigida ao MOPTC, o Movimento Independente do Concelho de Prado defende a construção de um novo acesso rodoviário à zona industrial de Oleiros. Os 'separatistas' pradenses recordam que o PDM de 1995 delimitou como Zona Industrial uma mancha de terreno com mais de 100 hectares, situado entre as freguesias de Oleiros, Cabanelas, Parada de Gatim e Cervães.

Aquela área tem vindo a registar grande procura e crescimento empresarial, como provam os "45 pavilhões construídos, 70% deles em actividade ou vésperas de início de actividade". Lamenta, contudo, que "o único acesso seja feito através de uma estrada municipal, estreita e, em adiantado estado de degradação". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

Vila Verde: T'Shirt partilha tarefas


A Aliança Artesanal está a mobilizar a população no sentido de participar na oficina de trabalho para confecção das "T´Shirts da Partilha", forma encontrada para assinalar o Dia Internacional da Mulher. A acção pretende incentivar à partilha nas tarefas do lar entre marido e mulher.
A iniciativa será levada a cabo sob a forma de uma oficina de trabalho, na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde, pelas 15 horas de amanhã, onde serão aplicados motivos dos Lenços dos Namorados em t-shirt´s.
A ideia é fazer com que as mulheres as usem ou oferecerem ao amado ou ente querido para a vestir nas mais diversas situações. O desafio passa por fazer com que, durante a próxima Primavera e Verão, sejam usadas muitas t'shirt´s da partilha com mensagens inscritas; como estas "Em minha casa já há partilha de tarefas", ou "Em casa partilho as tarefas". Fonte JN

Nova Música da Semana...Clica Play ->

Braga: Concursos pecuários salvam edição da Agro


Criadores resistem às feiras de gado, mesmo reconhecendo que o negócio "está parado" Menos público devido ao mau tempo. A Raça Minhota suscitou a curiosidade de todos aqueles que se deslocaram à feira.

Uma vida votada à criação do antigo "galego", hoje denominada "raça minhota". Joaquim Ribeiro, de 62 anos, de Vila Verde, juntou ontem, na Agro, Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, mais três prémios à sua estante de troféus de concursos pecuários. De uma só vez, foi premiado na categoria de touros, novilhos e novilhas. A sua satisfação fazia esconder as despesas que teve, ao longo de cinco dias, com os animais em exposição na Agro. "Olhe, hoje os concursos pecuários não dão para a limpeza do gado", confidenciou. Mesmo com o apoio de 25 euros por dia, Joaquim Ribeiro diz que corre pela "paixão" de ser produtor.

Como ele, também o jovem produtor Nuno Alexandre, que seguiu a profissão do pai na criação da raça barrosã, lamentando que "o negócio está bastante parado". Mas não resiste a participar nos concursos e grandes feiras pecuários, justificado, em sua opinião, pela imagem dos produtores de gado. "Se não participamos nestes eventos, deixamos de promover a carne barrosã", disse.

A exemplo de anos anteriores, muitos foram os criadores presentes na Agro, estimando-se em cerca de 150 o número de animais das raças barrosã, arouquesa, maronesa e minhota, numa iniciativa conjunta do parque de Exposições de Braga (PEB) e Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã.

Num balanço à Agro, que ontem terminou no PEB, há a registar uma ligeira diminuição de público que, segundo Jorge Cruz, da organização, ficou a dever-se, em parte, ao mau tempo que se fez sentir durante o certame.

Números

150

animais marcaram presença nos concursos pecuários das Agro, realizado no Campo das Camélias, em representação das raças barrosã, arouquesa, maronesa e minhota 40 criadores participaram no XVIII Concurso Nacional da Raça Barrosã, provenientes de Guimarães, Falgueiras, Fafe, Cabeceiras de Basto, Vila Verde, Vale de Cambra, Arouca, Castro d´Aire e Ribeira de Pena
Fonte JN por Magalhães Costa

Minho: 40 empresários minhotos recebidos hoje no Vaticano pelo papa Bento XVI


Mais de quarenta empresários minhotos participam hoje no Vaticano, numa audiência privada com o papa Bento XVI.
Esta audiência papal surge a pedido da Organização Mundial de Empresários Cristãos a que pertencem também os empresários da região minhota que estão hoje em Roma.
O empresário António Santos diz que a Doutrina Social da Igreja é um dos assuntos em análise nesta audiência papal. A audiência papal com empresários minhotos no Vaticano está marcada para o final desta manhã.
Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, Lisboa recebe o Congresso promovido pela Organização Mundial dos Empresários Cristãos. Fonte Antena Minho

Vila Verde: PS acusa presidente da Assembleia Municipal

O grupo parlamentar do PS na Assembleia Municipal de Vila Verde considera que «reina a opressão» naquele órgão municipal. Num comunicado de imprensa assinado pelo presidente do grupo socialista, José Martins, acusa o presidente da Assembleia, João Lobo, de «coarctar as liberdades e os direitos dos membros da Assembleia» por não ter permitido «o uso da palavra para repor a verdade e reiterar pedido de esclarecimento ao Presidente da Câmara».

O pedido de intervenção do PS – lê-se no comunicado – surgiu na sequência de uma alocução do presidente da câmara, classificada pelo líder da bancada socialista, José Martins, «um longo e ‘comicieiro’ discurso atacando os porta-vozes dos grupos parlamentares da oposição, colocando nas suas bocas o que na realidade não disseram, e propagandeando obras e actividades, ou seja, respondendo a ‘alhos com bogalhos’».

O grupo parlamentar do PS viu-se na necessidade de voltar a usar a palavra, «para repor a verdade e reiterar esclarecimentos», mas João Lobo terá negado essa pretensão fundamentando que «o Regimento não prevê o uso da palavra para tais situações».

O PS lamenta que o presidente da Assembleia Municipal invoque a Lei e o Regimento «para coarctar as liberdades e os direitos dos membros da Assembleia Municipal e não tenha cumprido o Artigo 23º do Regimento que consigna que ‘esgotados os assuntos da ordem de trabalhos, poderá o presidente conceder um período antes de encerrar a sessão para que os membros possam concluir interpelações suspensas no período de antes da ordem de trabalhos ou prestar esclarecimentos pertinentes’».

Ainda no mesmo comunicado, José Martins conclui dizendo que «o PSD, com a sua arrogante e prepotente maioria, além de ter blindado o Regimento da Assembleia Municipal a seu gosto, nem sequer concede a pouca margem de liberdade às bancadas da oposição». Termina referindo que «existe uma profunda falta de cultura democrática na Assembleia Municipal de Vila Verde». Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Vila Verde: Manuel Monteiro afirma "Minho sem TGV e Lisboa com Ota «enfraquece» independência nacional"


O presidente do Partido da Nova Democracia disse ontem em, Vila Verde, que a opção pela construção de um aeroporto na Ota, para servir a grande Lisboa, e o adiamento do projecto da linha de TGV Porto-Vigo «vão enfraquecer» o Norte e a independência nacional. «A construção destes dois projectos tal como estão concebidos torna ainda mais periférico o Norte de Portugal e também a Galiza», afirmou Manuel Monteiro. Fonte Diário do Minho

Vila Verde: Via Intermunicipal Homem - Lima, lançamento da 1ª pedra


As Câmara Municipais de Vila Verde e Terras de Bouro procederam, ontem, ao Lançamento Conjunto da 1ª Pedra da Via Intermunicipal Homem-Lima, uma via rodoviária estruturante de capital importância para os dois Municípios e para a própria Região.

A Cerimónia está agendada para esta tarde, com início às 15h00, no Lugar de Pesqueiras, Freguesia de Moimenta, Concelho de Terras de Bouro.

No entender dos dois municípios, o arranque da construção da Via Intermunicipal Homem-Lima representa para os dois Concelhos e para aquela área da Região o fim de um certo isolamento a que têm estado votadas as populações do interior dos Concelhos de Terras de Bouro e Vila Verde.

Depois de finalizada, a via vai, inclusive, constituir-se como o único acesso de ligação directa ao Município vizinho de Ponte de Lima e às grandes redes viárias do litoral Norte. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

Vila Verde: Apoio às comunidades com gabinete


Um gabinete de apoio às comunidades portuguesas está a funcionar nos Paços do Concelho de Vila Verde para tratar de todas as matérias relativas às comunidades de vila-verdenses espalhados pelos quatro cantos do Mundo. A estrutura surge depois de a Autarquia já ter criado um gabinete de apoio ao emigrante, que funcionava no período de Verão e que criava algumas facilidades aos emigrantes vila-verdenses. Mais tarde, foi aprovada uma candidatura para a criação de um gabinete permanente de apoio às comunidades portuguesas.

"Reconhecendo a importância das comunidades portuguesas dispersas pelo mundo, bem como os fortes elos de ligação que estas mantêm com Portugal, reveste-se da maior importância dar resposta às informações solicitadas, bem como criar condições de reinserção aquando do seu regresso ao país", justifica o presidente da Câmara de Vila Verde, para quem a abertura de um "espaço próprio e mais adequado às necessidades de apoio solicitadas pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo" era fundamental.

O gabinete agora criado permite a prestação de um serviço gratuito de apoio ao emigrante, residente ou não em Portugal, e seus familiares, informando-os dos seus direitos e criando condições para a sua plena reinserção.

"Urge adoptar uma postura activa no sentido de as mesmas serem devidamente identificadas, no sentido de ir ao encontro dos seus anseios e expectativas, estabelecendo uma relação fraterna de grande proximidade, transmitindo, desta forma, o forte empenho e determinação da Câmara Municipal em fazer com que os seus filhos emigrados possam contar com este, mesmo estando ausentes", acrescenta ainda José Manuel Fernandes. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

Ponte de Lima: Sexagenário condenado por abuso sexual de menor


O Tribunal de Ponte de Lima condenou, ontem, a oito anos de prisão efectiva, um indivíduo de 64 anos, operário da construção civil, por abuso sexual de menor, no caso, de menina que padece de paralisia cerebral.
O indivíduo, natural da freguesia de Gondufe, naquele concelho, e que residia, ultimamente, no município de Vila Verde, foi, ainda, condenado ao pagamento de indemnização no valor de 35 mil euros à menor, filha de mulher com quem o sexagenário chegou a viver maritalmente.
Segundo soube o JN, o indivíduo terá conhecido a mãe da menor em Lisboa, iniciando um relacionamento do qual nasceu uma menina (meia-irmã da abusada). O casal decidiu, então, ir viver para Ponte de Lima, em residência propriedade do indivíduo, situada em Gondufe. Segundo o Ministério Público, o sexagenário terá abusado da menor, "continuada e repetidamente", entre 1997 e 2001, tendo a queixa sido apresentada, então, pela mãe da criança.Fonte JN por Luís Henrique Oliveira

Braga: AGRO arranca hoje até ao próximo dia 5 Março


O Parque Municipal de Exposições de Braga organiza de 1 a 5 de Março mais uma edição da «AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação». O certame tem confirmado a participação de 312 expositores nacionais e estrangeiros, que, em conjunto, ocupam a quase totalidade da área exposicional disponível, designadamente com equipamentos, maquinaria, alimentação, artesanato, informática e serviços. Fonte PEB

Minho: Certificados mais 1500 lenços dos namorados

(Foto Lisa Soares)


A Associação de Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) já certificou 1500 lenços dos namorados, tendo o último sido certificado muito recentemente. Uma marca histórica que para a responsável da Adere-Minho "simboliza o sucesso do processo de certificação e a importância que o mesmo tem para as artesãs e para as unidades produtivas industriais, que cada vez mais se vão consciencializando de que só os produtos com qualidade certificada é que conseguem valorizar e promover o seu trabalho.
Teresa Costa congratula-se, por isso, "pelos artesãos, pelos consumidores e pela preservação das nossas artes e ofícios tradicionais de que a certificação dos lenços é um exemplo".

Até à data, foram certificados lenços dos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Melgaço, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Viana do Castelo e Vila Verde.
E o município de Amares foi o último a ver os seus lenços entrar na rota da certificação, com a atribuição do selo de autenticidade aos três primeiros produtos, estando outros três a caminho do carimbo final de qualidade.
Com características muito próprias que os diferenciam dos restantes, os primeiros três exemplares certificados pertencem ao município há 90, 100 e 150 anos, respectivamente.
A descoberta, promoção e certificação dos lenços dos namorados de Amares está, em grande parte, associada à coordenadora do Ensino Recorrente do concelho, Elvira Araújo.
Numa primeira fase, a professora efectuou uma pesquisa a título académico, a qual posteriormente esteve na origem de todo o trabalho que desde então tem vindo a efectuar-se no município para a preservação desta tradição. Existem já identificados sete lenços dos namorados, mas a verdade é que muitos mais têm vindo a ser descobertos aquando da realização dos cursos nas freguesias do concelho.
Como tal, o objectivo a concretizar prende-se com localização e identificação de tais lenços para que posteriormente possa proceder-se também à sua certificação, processo que está a cargo da Adere-Minho. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira