Vila Verde: Desfile em noite romântica

Isabel Figueira vai regressar às ‘passerelles’ na noite de S. Valentim, padroeiro do dia dos Namorados. O regresso da modelo aos palcos, depois do casamento com César Peixoto, está marcado para o próximo dia 14, em Vila Verde. Vai desfilar com propostas de vestuário inspirado nos tradicionais lenços de namorados – também chamados lenços de amor.
O jogador do FC Porto deverá marcar também presença na noite romântica de Vila Verde, admitindo-se mesmo que César Peixoto possa vir a desfilar ao lado de Isabel Figueira.Num ambiente que promete muito ‘glamour’ e que inclui um jantar romântico, Orsi Feher, Fiona, Marlene Dias, Sónia Barros, Francisco Mendes e Afonso Vilela são outros dos modelos do desfile, integrado no III Concurso Nacional de Criadores de Moda de Vila Verde ‘Lenços dos Namorados – Escritas de Amor’.“Este é um grande evento que irá reforçar a projecção nacional e até internacional de um legado histórico único e que o concelho tem sabido valorizar”, explicou o presidente da Câmara vilaverdense, José Manuel Fernandes, na apresentação de uma jornada romântica que contribuirá para que “ninguém passe indiferente aos lenços de Vila Verde”.Segundo o autarca, o sucesso dos ‘Lenços de Namorados’ deve-se à aposta do município em “valorizar as suas tradições procurando revivificá-las”, o que tem permitido “divulgar a cultura do concelho e, simultaneamente, promover o desenvolvimento económico”.
LENÇOS CHEIOS DE AMOR E TRADIÇÃO
Os lenços de namorados assumem-se como um dos maiores baluartes do património sócio-cultural do concelho de Vila Verde. As suas origens remontam ao século XVIII. Nasceram da necessidade das ‘moças em idade casadoira’ expressarem a entrega do coração ao seu amado. Por isso, têm o amor como tema central, sempre com mensagens e grafismos muito peculiares. Actualmente, os lenços revelam-se como “factor incomparável” de potenciação da economia, sobretudo em meios rurais. A Câmara de Vila Verde, através da cooperativa Aliança Artesanal, criou uma autêntica rede de produção de lenços de namorados e seus derivados, como louças, vestuário e têxteis de lar. O projecto permite recuperar um dos mais carismáticos símbolos da cultura popular da região e assegurar novos rendimentos para “pessoas que mantêm a coragem de permanecer nas aldeias”. Neste período, a autarquia aposta numa forte campanha de promoção de venda desses produtos. Fonte Correio da Manhã por Mário Fernandes

0 comentários: