Prado S. Miguel: Terá escola fechada das 1600 que fecharão em Portugal


O encerramento de mais de 1600 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1) no final deste ano lectivo poderá afectar cerca de 10 mil alunos, que serão obrigados a mudar de estabelecimento. O Ministério da Educação ainda não divulgou quantas escolas – que tenham menos de dez alunos ou menos de 20 e taxa de aproveitamento inferior a 89 por cento – vão encerrar até ao final do ano.
Mas o CM apurou que na área da Direcção Regional de Educação de Lisboa fecham 96 EB1 e no Alentejo 65. O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) divulgou ontem um estudo que aponta para o encerramento de 554 escolas na região.
A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, não desmente os números avançados pela Comunicação Social (900 escolas podem fechar), referindo até que há duas mil escolas que poderiam encerrar portas, devido à falta de condições. No entanto, garante, “até pode haver escolas com menos de dez alunos que não encerrem no próximo ano, caso não haja alternativa”.
Para a dirigente, é necessário “criar valências para ocupar as escolas abandonadas, pois as aldeias não ficam vazias”.
Margarida Moreira assegura que “todos os casos estão a ser estudados com as autarquias”, referindo que “há alguns concelhos em que todos os alunos cabem numa escola”. O presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, lamenta a falta de diálogo do Governo. “Cada caso é um caso e apesar de não ser possível ter escolas com um ou dois alunos, há locais com poucas crianças mas que podem ter uma alta taxa de natalidade”.
Na região Centro, um estudo do SPRC revela que, por exemplo, em Seia há alunos que terão de percorrer 50 quilómetros diários para frequentar a EB1 de Loriga, que congregará crianças de cinco aldeias.
O CM tentou obter dados relativos ao Algarve, mas o director regional de Educação não estava disponível.

DUAS VIAGENS A PÉ DE 45 MINUTOS

O encerramento da escola de Vilela, na freguesia de Prado S. Miguel, Vila Verde, vai obrigar as oito crianças que a frequentam a andarem, no próximo ano lectivo, 45 minutos a pé para cada lado. Trata-se de um lugar bastante distante e os pais temem que, por se tratar de uma deslocação no interior da mesma freguesia, a Câmara Municipal não coloque transporte à disposição das crianças.

Isto é uma tristeza muito grande para os pais e também para as crianças, que estão já ali habituadas”, disse ao CM Arminda Fernandes, mãe de uma menina que está no primeiro ano. E lembra que a escola foi ali construída “há cerca de 30 anos”, precisamente para evitar que as crianças do lugar fizessem longas caminhadas para a escola da Igreja, no centro da freguesia. “Neste tempo, parece impossível que se obriguem crianças a fazer hora e meia de caminho para ir para a escola. Em Portugal parece que evoluímos numas coisas e andamos para trás nas outras.”

EXEMPLOS

LISBOA PERDEU 13

Nos últimos quatro foram encerradas 13 escolas do 1º ciclo no concelho de Lisboa, quer por falta de alunos quer por motivos de segurança.

QUALIDADE NÃO CHEGA

Apesar de ter mais de 20 alunos e de ter sido restaurada há um ano, a EB1 Ribas de Cima (Loures) encerrará a partir de Setembro. Os alunos serão distribuídos pela EB1 de Montachique e EB1 de Fanhões.

PAIS INDIGNADOS

Os pais dos alunos da EB1 de Manhouce (Santa Maria da Feira) manifestaram-se à porta do edifício da câmara, em protesto contra o anunciado encerramento da escola. As 38 crianças irão estudar para outra escola, a 600 metros.

O ADEUS ÀS SALAS DE AULA EM TODO O PÁIS

- 554 EB1 em todo o País com menos de cinco alunos.

- 1228 escolas do 1.º Ciclo com menos de dez alunos.

- 1267 escolas primárias que têm entre dez e 20 alunos.

- 239 EB1 do distrito de Bragança que podem fechar portas.

- 179 escolas do distrito da Guarda atingidas pelo encerramento.

- 153 EB1 do distrito de Viseu previstas para encerrar.

- 127 escolas do distrito de Braga, que se prevê sejam fechadas.

- 87 percentagem de escolas que fecham no concelho de Foz Côa.
Fonte Correio da Manhã por Edgar Nascimento


0 comentários: